Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29500
Título: Estratégias mitigadoras da poluição atmosférica associadas a atividades portuárias
Autor: Neves, André Filipe Conceição
Orientador: Lopes, Myriam Nunes
Monteiro, Alexandra
Palavras-chave: Qualidade do ar
Transporte Marítimo
Áreas Portuárias
Estratégias Mitigadoras
Poluentes Atmosféricos
Data de Defesa: 2019
Resumo: O aumento do transporte marítimo ao longo dos últimos anos tem atraído uma enorme atenção por parte de várias organizações internacionais. É estimado que cerca de 90% do transporte de mercadorias é realizado por via marítima. Um dos grandes problemas associados a este tipo de transporte é a emissão de grandes quantidades de poluentes atmosféricos que degradam a qualidade do ar a nível global. As áreas portuárias encontram-se intimamente ligadas ao transporte marítimo, uma vez que todas atividades (receção de mercadorias, manuseamento de material, entre outras) contribuem para a degradação da qualidade do ar local, sendo por isso necessário encontrar estratégias para reduzir as emissões provenientes tanto destas áreas como para o transporte marítimo. O objetivo do presente trabalho é a identificação de estratégias mitigadoras para reduzir o impacte das emissões provenientes tanto do transporte marítimo, como também de todas as atividades portuárias associadas, de forma a gerir da melhor forma a qualidade do ar, estando esta dividida em duas escalas. A primeira escala é a escala local, com um caso de estudo no Porto de Leixões, sendo este um dos principais e mais completos portos marítimos comerciais de Portugal. Primeiramente foram identificados os principais problemas existentes a nível global e em específico para cada terminal existente, sendo que de seguida foi identificado e analisado um conjunto de estratégias para solucionar estes problemas e melhorar a qualidade do ar na área portuária. Estas medidas encontram-se dividas em medidas especificas para solucionar o problema existente num terminal e ainda medidas gerais para combater a poluição atmosférica de forma geral. A segunda escala de trabalho, analisa o transporte marítimo em Portugal, sendo este um dos principais meios de transporte de mercadorias, onde são mencionadas as estratégias mitigadoras existentes a implementar. Estas estratégias encontram-se divididas em medidas organizacionais, uso de combustíveis alternativos, técnicas operacionais e melhoria da eficiência energética.
The increase in shipping over the last few years has attracted great attention from several international organizations. It´s estimated that about 90% of freight is carried by sea. One of the major problems associated with this type of transport is the emission of large quantities of air pollutants that degrade air quality globally. Port areas are closely linked to maritime transport, since all activities (receiving goods, handling material, among others) contribute to the degradation of local air quality, so it´s necessary to find strategies to reduce the emissions in these areas and in maritime transport. The aim of this work is the identification of mitigation strategies to reduce the impact of emissions from both maritime transport and all associated port activities, which is divided into two scales. The first scale is the local scale, with a case study at the Port of Leixões, this being one of the main and most complete seaports in Portugal. First, the main problems at global and specific levels for each terminal were identified. Then a set of strategies where identified and analyzed to solve these problems and to improve the air quality in the port area. These measures are divided into specific measures to solve the problems related to a specific terminal and general measures to reduce air pollution. The second scale analyzes maritime transport in Portugal, being one of the main means of transport of goods, showing the existing mitigation strategies to be implemented. These strategies are divided into organizational measures, use of alternative fuels, operational techniques and improved energy efficiency.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29500
Aparece nas coleções: DAO - Dissertações de mestrado
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