Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29476
Title: Estratégias de ensino aprendizagem na promoção da autorregulação: um estudo de caso no 1º CEB
Author: Costa, Gisela Salomé Martins da
Advisor: Figueiredo, Aida
Keywords: Autorregulação
Estratégias de ensino aprendizagem
Papel do professor
Aprendizagem cooperativa
Defense Date: 11-Dec-2019
Abstract: O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, incluída no plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Tendo em conta a necessidade de formar cidadãos autónomos, conscientes e capazes de ultrapassar os desafios que vão surgindo, este estudo apresenta como principal objetivo identificar e promover competências de autorregulação, através da implementação de diferentes estratégias de ensino aprendizagem. Para que tal fosse possível, o mesmo dividiu-se em III fases distintas. Na fase I, procurou-se conhecer o contexto, micro e macro, através das técnicas de observação participante e das notas de campo. Na fase II, selecionaram-se os participantes, aleatoriamente – quatro alunos do 1.º ano, do 1.º CEB, de um contexto escolar do concelho de Aveiro – e identificaram-se os principais focos de preocupação apresentados pelos mesmos, nomeadamente no que diz respeito às competências de autorregulação observadas, através do preenchimento da Checklist CHILD (de Whitebread et al., 2009). Nesta mesma fase selecionaram-se as estratégias de ensino aprendizagem a implementar. Por fim, na fase III, implementaram-se as estratégias educativas selecionadas e procedeu-se, novamente, ao preenchimento da Checklist CHILD (de Whitebread et al., 2009), com o intuito de identificar os efeitos produzidos pelas primeiras. Este estudo carateriza-se por ser um estudo de caso, de cariz qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Os resultados obtidos permitiram perceber que, atendendo às caraterísticas de cada criança, a implementação de estratégias de ensino aprendizagem focadas no trabalho individual não possibilita a consecução de níveis elevados de autorregulação. Por outro lado, as estratégias de ensino aprendizagem que suscitem a discussão e o trabalho cooperativo, onde a criança tem liberdade para exercer a sua autonomia e participar na construção do seu conhecimento, proporcionam o alcance de níveis elevados das diversas competências da autorregulação.
The present training report was written for the curricular unit entitled Supervised Pedagogical Practice, included in the curricular plan of the Master degree in Pre-school and Primary School Teacher Education, of the University of Aveiro. Given the need to train autonomous citizens, aware and able to overcome the challenges that are emerging, this study had as its main goal to identify and promote self-regulation competences, through the implementation of different teaching learning strategies. So that it could be possible, the same study was divided in three different phases. In the first phase, it was sought to know the micro and macro context by using participative observation techniques and field notes. In the second phase, participants were selected, randomly – four students from the first year of a primary school, from a scholar context from the municipality of Aveiro – and this way were identified the main issues of concern presented by the same, namely in what concerns to the observed self-regulation competences, by completing the Checklist CHILD (from Whitebread et al., 2009). In this same phase, the teaching learning strategies to be implemented were selected. Finally, in the third phase, the selected educational strategies were implemented and then the Checklist CHILD (from Whitebread et al., 2009), was filled in again with the purpose of identifying the effects produced by the first ones. This study is characterized by being a case study of qualitative nature, with characteristics of action research. The results showed that, given the characteristics of each child, the implementation of teaching learning strategies focused on individual work does not allow the achievement of high levels of self-regulation. On the other hand, teaching learning strategies that arouse discussion and cooperative work, where children are free to exercise their autonomy and participate in the construction of their knowledge, provide the achievement of high levels of the several self-regulation competences.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29476
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Gisela_Costa.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.