Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29473
Título: O brincar na natureza: perceção dos pais sobre os seus efeitos no desenvolvimento das crianças
Autor: Silva, Nadine Dias
Orientador: Figueiredo, Aida
Palavras-chave: Brincar
Natureza
Crianças
Desenvolvimento infantil
Pais/Encarregados de Educação
Data de Defesa: 22-Dez-2019
Resumo: Programas de Educação na Natureza têm sido desenvolvidos em Portugal inspirados na ideologia do modelo Nature Kindergarten dos países escandinavos, com o objetivo de promover o brincar na natureza, o desenvolvimento holístico da criança e a aprendizagem ativa, incluindo o conhecimento e o respeito pela natureza. No entanto, são escassos os estudos acerca do que os pais percecionam e sentem acerca destes programas e do seu impacte nas crianças. O “Projeto Limites Invisíveis” (LI) é um programa de Educação na Natureza, realizado em Coimbra e com diversas ofertas educativas, como os “Programas Casa da Mata” (PCM), com a duração de 8 semanas que integra crianças entre os três e seis anos de idade, a frequentar a educação pré-escolar. O presente estudo descritivo e exploratório teve como objetivo identificar a perceção que os pais das crianças que participaram nos PCM têm acerca destes e de que modo percecionam o seu efeito no educando e na família. Espera-se, também, compreender se os pais constataram diferenças no desenvolvimento e na aprendizagem do educando após a participação nos PCM, avaliando, para o efeito, competências em três momentos: antes-PCM, pós-PCM e no momento do preenchimento do questionário online. A amostra constituiu-se de 89 pais de crianças que participaram nos PCM, entre fevereiro de 2017 e junho de 2019, e os dados foram recolhidos através de um questionário online elaborado com base nos resultados obtidos no projeto-piloto do LI. Os resultados indicaram que os pais consideram o PCM uma experiência positiva e benéfica para o desenvolvimento e a aprendizagem do seu educando, bem como para uma melhoria da dinâmica familiar.
Nature Education Programs have been developed in Portugal, inspired by the ideology of the Nature Kindergarten model from the Northern countries, with the purpose to promote play in nature, the holistic development of the child and the active learning, including knowledge and respect for nature. However, the studies regarding what the parents perceive and feel about these programs and the impact they could have on their children are scarce. The “Projeto Limites Invisíveis” (LI) is a Nature Education Program, carried out in Coimbra and with a variety of educational offers, such as “Programa Casa da Mata” (PCM), with an eight months duration, integrating children between the three and six years old, attending pre-school education. The present descriptive and exploratory study aimed to identify the perception of the parents of children who participated in PCM have about them and how they perceive their effect on the student and family. It is also expected to understand if the parents noticed differences in the development and learning of the child after participating in the PCM, evaluating, for this purpose, skills in three moments: before-PCM, after-PCM and at the time of completing the online survey. The sample consisted of 89 parents of children who participated in the PCM, between february 2017 and june 2019, and the data was retrieved through an online survey, elaborated based on the results obtained in the pilot project of LI. The results pointed that the parents consider the PCM to be a positive and beneficial experience for the development and apprenticeship of their child, as well as an improvement of the family dynamic.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29473
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Nadine_Silva.pdf591.51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.