Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Maria Isabel Gomes dospt_PT
dc.contributor.authorBreda, Ana Maria Reis d’Azevedopt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Margarida Piscopt_PT
dc.date.accessioned2020-10-14T17:08:57Z-
dc.date.available2020-10-14T17:08:57Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.issn0103-636Xpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29454-
dc.description.abstractO raciocínio e a construção do sentido espacial são capacidades essenciais em todos os processos de aprendizagem e compreensão matemática de crianças com desenvolvimento típico. Em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), estas capacidades se tornam ainda muito mais significativas, considerando o papel relevante que desempenham para uma vida independente bem-sucedida. O uso da tecnologia é referido como uma forma eficaz de trabalhar o conteúdo acadêmico com crianças com PEA, possibilitando a criação de ambientes criativos e construtivos onde se podem desenvolver atividades diferenciadas, significativas e de qualidade. No entanto, o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para crianças e jovens com PEA continua a merecer pouca atenção, nomeadamente as que dizem respeito ao desenvolvimento do pensamento geométrico. O objetivo deste artigo é relatar os principais resultados obtidos com crianças com PEA utilizando o ambiente digital Learning Environment on Mathematics for Autistic Children desenvolvido, particularmente, no que se refere à promoção das suas capacidades matemáticas fundamentais em geometria. O “PISA 2015 Mathematics Framework” foi a base teórica utilizada para a recolha dos dados, cuja análise, para além de situar o pensamento geométrico dos alunos participantes entre parcialmente estruturado e estruturado, apontou, também, para o redesenho de algumas das atividades implementadas no ambiente digital, tendo em vista a promoção do pensamento geométrico.pt_PT
dc.description.abstractReasoning and sense-making are essential capabilities in all mathematical learning and understanding processes, in children with typical development. In children with Autism Spectrum Disorder (ASD), these capabilities become much more significant, considering their importance for a successful independent living. The use of technology is considered an effective way to work academic content with children with ASD enabling the creation of creative and constructive environments where we can be develop differentiated, meaningful, and qualitative activities. However, the development of technological applications for children and youth with ASD continues to attract little attention, namely the ones regarding the development of geometric thinking. The purpose of this paper is to report the main results obtained with children with ASD using the digital Learning Environment on Mathematics for Autistic Children developed, particularly regarding the promotion of their fundamental mathematical capabilities in geometry. The “PISA 2015 Mathematics Framework” was the theoretical basis for the data collection. Its analysis allowed to place the geometric thought of the participating students between partially-structured and structured and has also pointed to the redesign of some of the activities implemented in the digital environment, in view of the promotion of geometric thinking.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulistapt_PT
dc.relationUID/MAT/04106/2020pt_PT
dc.relationSFRH/BD/108154/2015pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectAtividades de aprendizagempt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectCapacidades matemáticas fundamentaispt_PT
dc.titlePromover o raciocínio geométrico em alunos com Perturbação do Espectro do Autismo através de um ambiente digitalpt_PT
dc.title.alternativePromoting geometric reasoning in students with Autism Spectrum Disorder through a digital environmentpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage375pt_PT
degois.publication.issue67pt_PT
degois.publication.lastPage398pt_PT
degois.publication.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
degois.publication.volume34pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2020000200375&tlng=ptpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v34n67a02pt_PT
dc.identifier.essn1980-4415pt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Artigos
DeCA - Artigos
AGG - Artigos
DMat - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1980-4415-bolema-34-67-0375.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.