Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29391
Título: Homenaje de Manuel de Falla: influência e intertextualidade no desenvolvimento do repertório guitarrístico moderno
Outros títulos: Homenaje by Manuel de Falla: influence and intertextuality in the development of the modern guitar repertoire
Autor: Herrmann, Frederico Tavares
Orientador: Carvalho, Paulo Vaz de
Wolff, Daniel
Palavras-chave: Manuel de falla
Guitarra clássica
Estudos em performance
Intertextualidade
Musicologia aplicada à performance musical
Data de Defesa: Mai-2020
Resumo: Esta tese de doutoramento pretende discutir a génese da obra Homenaje a Debussy, de Manuel de Falla. Com a finalidade de reunir as versões manuscritas disponíveis, além de outros documentos correlatos, este trabalho baseou-se numa intensa investigação arquivística realizada em diversos acervos. Nossa discussão se dará sob a luz do conceito de intertextualidade de Julia Kristeva (1969), ampliado posteriormente por Gerárd Genette (1982). O estudo da herança performativa de Homenaje interessa-nos sobremaneira, assim como a relação de compositor e intérprete desenvolvida entre Manuel de Falla e Miguel Llobet. Ao final deste processo de reflexão, discutiremos a possível influência exercida por esta obra no desenvolvimento do repertório para guitarra no século XX, consubstanciada pelo trabalho efetuado por músicos como Emílio Pujol, Regino Sainz de la Maza, Andrés Segovia e Julian Bream. Finalmente, esta discussão será complementada por uma tabela de obras compostas durante o século XX para guitarra clássica que, esperamos, apresentará um amplo perfil historiográfico do período.
This PhD thesis aims to discuss the genesis of Manuel de Falla’s Homenaje a Debussy. In order to gather the available handwritten versions as well as other related documents, archival research was carried-out in several collections. Our discussion will take place within the context of Julia Kristeva’s concept of intertextuality (1969), later expanded by Gerárd Genette (1982). We will examine the study of the performance tradition of Homenaje, as well as the composer-performer relationship developed between Manuel de Falla and Miguel Llobet. Further, we will discuss the possible influence exerted by this work on the development of the guitar repertoire of the twentieth century, substantiated by the work of musicians Emílio Pujol, Regino Sainz de la Maza, Andrés Segovia and Julian Bream. Finally, this discussion is supplemented by a table of twentieth century classical guitar works which will hopefully present a broad historiographic profile.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29391
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Frederico_Tavares_Herrmann.pdf95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.