Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Hélderpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Cecíliapt_PT
dc.date.accessioned2020-09-28T16:56:33Z-
dc.date.available2020-09-28T16:56:33Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.issn1011-2251pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29306-
dc.description.abstractA História da Matemática (HM) é uma ferramenta que poderá ser muito útil em contexto educativo. Contudo, a HM é um corpo de saber muito extenso e é necessário refletir qual a HM que deverá ser ensinada na formação inicial de professores dos primeiros anos de escolaridade. Neste artigo fazemos essa reflexão tentando justificar quais os conteúdos de HM verdadeiramente essenciais para os professores e para as suas práticas profissionais futuras. Na nossa opinião, os conteúdos de HM deverão centrar-se nos temas: sistemas de numeração de diversos povos, diferentes algoritmos para realizar operações aritméticas e resolver equações, tópicos de geometria, bem como o conhecimento de vários pontos de HM local/nacional. Fazemos ainda uma breve descrição do que são os cursos de Educação Básica em Portugal, dando especial enfoque nas matemáticas lecionadas nesses cursos. Por outro lado, apresentamos também várias referências a estudos internacionais onde se atesta a importância da utilização da HM em contexto de sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractLa Historia de las Matemáticas (HM) es una herramienta que puede ser muy útil en un contexto educativo. Sin embargo, la HM es un cuerpo de saber muy extenso y es necesario reflexionar cual HM debe ser enseñada en la formación inicial de los profesores en los primeros años de escolaridad. En este artículo hacemos esta reflexión tratando de justificar qué contenidos HM son realmente esenciales para los profesores y para sus futuras prácticas profesionales. En nuestra opinión, los contenidos de HM deben centrarse en los temas: sistemas de numeración de diversos pueblos, diferentes algoritmos para realizar operaciones aritméticas y resolver ecuaciones, tópicos de la geometría, así como el conocimiento de varios puntos de HM local/nacional. También damos una breve descripción de lo que son los cursos de Educación Básica en Portugal, prestando especial atención a las matemáticas que se enseñaban en estos cursos. Por otro lado, también presentamos varias referencias a estudios internacionales donde se atestigua la importancia de usar HM en el aula.pt_PT
dc.description.abstractHistory of Mathematics (HM) is a tool that can be very useful in an educational context. However, HM is a very broad corpus of knowledge and it is necessary to reflect on what HM should be taught in the initial basic teacher education programs. In this paper, we make this reflection by trying to justify which HM contents are truly essential for teachers and their future professional practices. In our opinion, HM contents should focus on the following topics: diverse ancient peoples numbering systems, different algorithms for performing arithmetic operations and solving equations, geometry topics, as well as knowledge of various local/national HM aspects. We also give a brief description of Portuguese initial basic teacher education programs, giving special focus on the mathematics syllabus in these programs. And we present several references to international studies that show the importance of using HM in the classroom context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professores do ensino básicopt_PT
dc.subjectHistória da Matemáticapt_PT
dc.subjectHistória da Matemática como ferramenta em contexto educativopt_PT
dc.titleA História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professorespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.issueExtra 1pt_PT
degois.publication.titleRevista Paradigmapt_PT
degois.publication.volume41pt_PT
dc.identifier.doi10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p01-19.id830pt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Artigos
HMG - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paradigma-41_abril_2020_hpinto_ccosta.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.