Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29302
Título: O futebol como contexto promotor de aprendizagens na matemática
Autor: Pinto, Hélder
Silva, Ângelo
Figueiroa, Alcina
Palavras-chave: Futebol
2º ciclo ensino básico
Matemática
Aprendizagens significativas
Data: 2019
Editora: U. Porto Edições
Resumo: Neste texto apresenta-se um projeto, ainda em fase inicial, no âmbito da educação matemática, com implementação no 5º ano de escolaridade, em duas turmas de uma escola pública, prevista para o ano letivo de 2019/2020. Com este projeto, pretende-se verificar se a articulação entre conteúdos da matemática e contextos do quotidiano ajuda a promover as aprendizagens. No referido projeto, que inclui três fases (diagnóstico, intervenção e avaliação), o futebol surge como contexto privilegiado na formulação e na resolução de problemas (Pinto & Silva, 2018; 2019). Este artigo centra-se, somente, nos dados preliminares obtidos na fase de diagnóstico (primeira fase) e que permitiu a validação dos instrumentos a utilizar futuramente, a qual envolveu um grupo de 29 alunos do 5.º ano de escolaridade de um centro de estudos em Vila Nova de Gaia. Os resultados evidenciam o futebol como tema apreciado na maioria da amostra utilizada, ainda que se note uma considerável discrepância entre os géneros, especificamente, maior aceitação por parte dos rapazes em relação às raparigas. Concluiu-se, ainda, que todos os alunos intervenientes consideraram importante aprender Matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/29302
DOI: 10.24840/978-989-746-198-9
ISBN: 978-989-746-201-6
Aparece nas coleções: CIDMA - Capítulo de livro
HMG - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hpinto_asilva_afigueiroa_ENEC_Proceedings_Book.pdf8.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.