Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29286
Title: Princípios orientadores para produção e disseminação em multiplataformade conteúdos audiovisuais educativos de ciências naturais
Author: Almeida, Carolina Gabriel Vaz da Silva e
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Vídeo educativo
Contextos informais
Novos media
Recursos educativos
Defense Date: 9-Jul-2020
Abstract: Os jovens despendem várias horas diariamente a consumir conteúdos audiovisuais de entretenimento. Reconhecer as caraterísticas valorizadas pelos jovens em conteúdos audiovisuais (AV) de entretenimento e mobilizá-las na construção e disseminação nos novos media de conteúdos educativos de ciências naturais foi o objetivo geral da investigação. Para tal a investigação organizou-se em duas grandes etapas: A Etapa 1, que agrupou uma fase de levantamento de canais disseminadores de conteúdos educativos nos novos media (Fase 1) e de preferências audiovisuais de jovens frequentadores do 3.º CEB com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (Fase 2). A Etapa 2, enquadrada num planeamento de investigação e desenvolvimento (design based research), compreendeu uma fase de produção de conteúdos AV originais (Fase 3), duas subfases de disseminação e avaliação dos conteúdos originais e estratégia de disseminação (Fases 4A e 4B) junto de jovens e uma fase de avaliação dos conteúdos por professores (Fase 4C). A investigação apresentada contribuiu com novos conteúdos educativos para consumo em momentos de entretenimento dos jovens que serviram de meio de validação de um conjunto de princípios orientadores à produção e disseminação deste tipo de conteúdo para consumo em ambientes informais e, eventualmente, em sala de aula ou como recomendação de professores como recurso de apoio ao estudo individual de alunos. Concluiu-se que é recomendável, a quem deseje produzir conteúdos AV para disseminação nos novos media, desenvolver vídeos de duração curta (2 a 3 minutos), com apresentador presente, ritmo de edição rápido, animação e infografias, para além de um discurso rápido, de linguagem simples e de estilo descontraído a humorístico.
Nowadays teenagers spend several hours daily watching entertainment online videos. The major purpose of this study was to collect the most valued features of entertainment online videos and apply those features on the development and dissemination of new original educational videos about science topics. In order to persecute the purpose, the study had two major stages: Stage 1 mapped previously available channels disseminating educational content (Phase 1) and gathered audiovisual preferences of teenagers aged from 12 to 16 attendees of Portuguese 3rd cycle of basic education (Phase 2). Stage 2 followed a design-based research planning and gathered the production of original videos (Phase 3), dissemination of those videos to students and evaluation by them (Phases 4A and 4B) and an evaluation by teachers (Phase 4C). This study contributed with new educational videos for entertainment purposes that allowed to validate a set of guidelines of video production and dissemination for entertainment consumption and also for classroom use or as a study resource recommended by a teacher. It was concluded that future video producers for new media dissemination should consider developing short videos (from 2 to 3 minutes) with present host, fast paced edition, with animation and infographics. Fast speech, plain language and a relaxed or humoristic style of speech are also recommended.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29286
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
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