Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29266
Title: A avaliação de desempenho em organizações públicas de gestão de destinos em Portugal
Author: Gonçalves, Juliana Cordeiro
Advisor: Mota, Jorge Humberto Fernandes
Keywords: Avaliação de desempenho
Balanced Scorecard
Gestão de Destinos
Organizações de Gestão de Destinos
Indicadores de Performance
Gestão de Informação
Gestão estratégica
Defense Date: 12-Dec-2019
Abstract: Habitualmente a avaliação da realidade e da evolução do setor do turismo é realizada através da análise de indicadores que, de alguma forma, representam o seu desempenho. É desta forma também que as entidades responsáveis pela gestão de destinos avaliam a sua performance, já que o objetivo da sua atuação é o crescimento e desenvolvimento do turismo no destino. Contudo, é necessário ir para além dessa avaliação e perceber de que forma a sua atuação ao nível interno influencia o desempenho turístico, nomeadamente, os fatores que afetam o alcance de objetivos e resultados. A presente investigação tem como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho para as Entidades Regionais de Turismo em Portugal pretendendo ajudar na monitorização e na avaliação da sua atuação estratégica e, consequentemente, auxiliar uma melhoria contínua da gestão de destinos por parte de entidades públicas. Para isso, foi adotada uma metodologia mista que, numa primeira fase se debruçou sobre uma revisão e sistematização de literatura para desenvolver o modelo de avaliação e, posteriormente, foram realizadas entrevistas exploratórias e administrados inquéritos para validação em órgãos de gestão pública de destinos, a nível regional e local. Os resultados trazem contributos tanto para o setor como para o meio académico. Foi possível concluir que começa a existir uma consciencialização para a importância da integração de sistemas de avaliação de desempenho, em entidades públicas de gestão de destinos, e que o modelo desenvolvido pode responder aos desafios atuais dessa mesma gestão ao nível da informação. Contudo, existem vários desafios que ainda necessitam de ser ultrapassados para se tornar uma realidade em Portugal.
Usually the assessment of the reality and evolution of the tourism sector is performed through the analysis of indicators that, somehow, represent its performance. It is also in this way that entities, responsible for the destination management, evaluate their performance, since the objectives of their activity are the growth and development of tourism in the destination. However, it’s necessary to go beyond this assessment and understand how its internal actions influence tourism performance, that is, the factors that affect the achievement of objectives and results. This research aims to develop a performance evaluation model for regional tourism entities in Portugal, that pretend help in the monitoring and evaluation of their strategic performance and, consequently, help continuous improvement of destination management by public entities. For this, a mixed methodology was adopted, which initially focused on a review and systematization of literature to conceptualize the evaluation model and, subsequently, exploratory interviews and questionnaires to validate next to public destination management organizations, at regional and local level. The results bring contributions to both, the sector and theorical research. It was concluded that there is a growing awareness of the importance of integrating performance evaluation systems in public destination management entities and that, the developed model can respond to the current challenges of such management in terms of information. However, there are several challenges that still need to be overcome to become a reality in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29266
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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