Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29263
Title: Análise do eWOM do mercado chinês em relação ao município do Porto
Author: Dias, Ana Rita Ribeiro
Advisor: Breda, Zélia
Keywords: Electronic word-f-mouth (eWOM)
Turismo emissor chinês
Porto
Issue Date: 19-Dec-2019
Abstract: A República Popular da China apresenta um crescimento constante a nível económico, sendo considerada a segunda maior economia mundial. Este rápido crescimento tem beneficiado o turismo emissor, uma vez que, como os cidadãos chineses têm mais capacidade financeira, existe uma maior tendência para a compra de serviços turísticos no exterior. Desde 2012 que a China mantém a sua posição de liderança como o maior mercado de turismo emissor e ao nível dos gastos turísticos. Em Portugal, o turismo emissor chinês é considerado um mercado de diversificação, contribuindo para a atenuação da sazonalidade, pois a sua procura está orientada para a época baixa. Além disso, é o mercado que mais dinheiro gasta em Portugal. Segundo dados do Turismo de Portugal, as dormidas dos turistas chineses concentram-se na grande maioria na Área Metropolitana de Lisboa, seguindo-se a região Norte. A atratividade desta região deve-se não só à cidade do Porto, mas também ao Douro, pela sua tradição, gastronomia e do famoso Vinho do Porto. Os turistas chineses quando estão a planear uma viagem valorizam bastante as ferramentas online, sendo que procuram informação em websites e blogs de viagens e nas redes sociais. De uma forma geral, o electronic word-f-mouth (eWOM) permite ao turista tornar-se o mais informado possível sobre o destino, tendo por base as opiniões de outros turistas. Quando o eWOM é positivo, melhora a imagem do destino e influencia a atitude do turista em relação à sua intenção de viajar. O presente estudo pretende analisar os comentários dos turistas chineses no website de viagem chinês Qyer, em relação ao destino Porto. Uma vez que os meios online são muito utilizados pelos turistas chineses, considera-se importante analisar as suas opiniões de forma a ter um conhecimento das perceções sobre o destino, as suas atividades preferidas e os locais que mais evidenciam. Para tal foi realizada uma análise de conteúdo dos comentários e uma entrevista a um profissional da área de turismo do destino. Perante a análise destes comentários e da informação retirada da entrevista, pretendeu-se desenvolver ações estratégicas que possam ser aplicadas pelas entidades turísticas da região.
The People's Republic of China shows a steady economic growth and is considered the second largest economy in the world. This rapid growth has benefited outbound tourism, as Chinese citizens have more financial capacity, there is a greater tendency for buying tourism services abroad. Since 2012, China has maintained its leading position as the largest outbound tourism market and in terms of tourism spending. In Portugal, Chinese outbound tourism is considered a diversification market, contributing to the mitigation of seasonality, as its demand is oriented towards the low season. Moreover, it is the market that spends the most money in Portugal. According to Turismo de Portugal data, the overnight stays of Chinese tourists are concentrated in the vast majority in the Lisbon Metropolitan Area, followed by the Northern region. The attractiveness of this region is due not only to the city of Porto, but also to the Douro, for its tradition, gastronomy and the famous Port Wine. When planning a trip Chinese tourist value the online tools. They research for information on travel websites and blogs and on social networks. Overall, electronic word-f-mouth (eWOM) allows tourists to become as informed as possible about the destination based on the opinions of other tourists. When eWOM is positive, it improves the image of the destination and influences the attitude of the tourist towards their intention to travel. The present study aims to analyse the comments of Chinese tourists on the Chinese travel website Qyer, regarding the destination Porto. Since online media is widely used by Chinese tourists, it is considered important to analyse their opinions in order to gain insight into the destination, their favourite activities and the places they most highlight. To this end, a content analysis of the comments and an interview with a destination tourism professional was carried out. Given the analysis of these comments and the information taken from the interview, it was intended to develop strategic actions that can be applied by tourist entities in the region.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29263
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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