Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sá, Cristina Manuela | pt_PT |
dc.contributor.author | Mesquita, Luciana | pt_PT |
dc.contributor.author | Repinaldo, Nádia | pt_PT |
dc.contributor.author | Correia, Ana Margarida | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T15:53:30Z | - |
dc.date.available | 2020-09-16T15:53:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-651-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/29239 | - |
dc.description.abstract | Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation | UIDB/00194/2020 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania | - |
dc.subject | Ensino da língua materna | - |
dc.subject | Língua portuguesa | - |
dc.subject | Desenvolvimento dos currículos | - |
dc.subject | Transversalidade | - |
dc.title | Educação em Português e cidadania global | pt_PT |
dc.type | book | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cms.ua.pt/editora/ | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/1vkd-0187 | - |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro DEP - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cadernos Didaticos_7.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.