Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29239
Title: Educação em Português e cidadania global
Author: Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
Repinaldo, Nádia
Correia, Ana Margarida
Issue Date: Oct-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29239
Publisher Version: https://cms.ua.pt/editora/
Appears in Collections:CIDTFF - Livro
DEP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20200915_Cadernos Didaticos_7_RIA.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.