Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29238
Title: Marketing como estratégia de crescimento: caso Helitene
Author: Kozitska, Karyna
Advisor: Chkoniya, Valentina
Keywords: Marketing
Estratégias de crescimento
Matriz Ansoff
Marketing B2B
Defense Date: Jul-2020
Abstract: No contexto de uma constante mudança e evolução, o marketing sempre foi uma ferramenta fundamental para acompanhar as alterações dos mercados, de forma a promover a adaptação das estratégias às novas condições das empresas. O presente relatório do estágio tem como foco o crescimento da Helitene – Indústria de Plásticos, Lda., localizada em Aveiro, via implementação das estratégias do marketing. O processo descrito tem por base a aplicação da matriz Ansoff ao mercado Business-to-Business e a elaboração dos planos estratégico, tático e operacional, com a implementação de ações concretas para atingir cada uma das estratégias. As atividades relativas à “Penetração de mercado” abrangem a criação de uma identidade da marca, a elaboração de materiais promocionais e a uniformização da comunicação. No que toca o “Desenvolvimento de mercado”, estas focam-se muito na análise da presença da Helitene no mercado nacional e da participação nas feiras, como uma forma de chegar aos novos clientes. Para o “Desenvolvimento de produto” recorreu-se a um estudo de mercado, com o intuito de diversificação da oferta das mangueiras do jardim da empresa, através da conceção de uma nova. Com a finalidade de se tornar um parceiro amigo do ambiente, também foi desenhada uma nova embalagem, mais sustentável. Adicionalmente, este trabalho inclui um capítulo dedicado ao marketing interno, devido a importância dos colaboradores para o bom funcionamento de uma organização e para o cumprimento dos seus objetivos. Os resultados deste relatório, para além de darem exemplos concretos de implementação da estratégia de crescimento via marketing numa pequena e média empresa no ramo de indústria de plásticos, também demonstram que o marketing é uma área estratégica impulsionadora da inovação e do crescimento.
In the context of constant innovation and evolution, marketing has always been a fundamental tool to follow market changes, in order to help companies to adapt their strategies to the new conditions. This internship report aims to outline the growth of Helitene - Indústria de Plásticos, Lda., located in Aveiro, through the implementation of marketing strategies. This process is based on the application of the Ansoff matrix to the Business-to-Business market and the elaboration of strategic, tactical and operational plans with the implemention of the concrete actions to be taken to achieve each of the strategies. Thereby, “Market penetration” activities comprehend a brand identity creation, the development of promotional materials and the implementation of integrated communication. “Market development” is mainly focused on the analysis of Helitene's presence in the national market and its participation in fairs, as a way of reaching new customers. A market study is used for “Product development” to diversify the company's garden hoses offer by creation of a new one. Finally, to become an environmentally friendly partner, a new, more sustainable packaging is designed. Additionally, this report includes a chapter about internal marketing due to the importance of employees to maintain an organization working properly and to reach its goals. The results of this work paper, besides of giving concrete examples of implementing the growth strategy via marketing in a small and medium-sized company in the plastics industry, also demonstrate that marketing is a strategic area that boosts innovation and growth.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29238
Appears in Collections:ISCA-UA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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