Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29125
Title: Desenvolvimento de mobilidade elétrica de duas rodas
Author: Oleiro, Carlos Daniel Silva
Advisor: Ramos, António Manuel
Relvas, Carlos Alberto Moura
Keywords: Mobilidade citadina
Motociclo elétrico
Veı́culo elétrico
Desenvolvimento do produto
Defense Date: 6-Dec-2019
Abstract: A mobilidade é uma área em constante mudança, nos próximos tempos vai mudar mais que nunca devido a causas ambientais e ecológicas, sendo cada vez mais procuradas soluções para uma mobilidade mais eficiente e eficaz. O principal alvo de mudança no futuro será a mobilidade citadina, uma vez que são os centros urbanos os locais mais afetados pelo congestionamento e poluição dos transportes devido à elevada densidade populacional. Nesta dissertação procura-se uma solução para este problema com o desenvolvimento de um motociclo elétrico de utilização citadina, que substitua veı́culos menos eficientes em cidade. Para o desenvolvimento deste motociclo começa-se pelo estudo do público alvo, definindo os requisitos e as especificações com o auxı́lio de ferramentas como o modelo de Kano e as matrizes de Quality Function Deployment (QFD), permitindo a elaboração do conceito a desenvolver. Tendo sempre em conta os concorrentes no mercado atual, tentando colmatar as desvantagens de alguns conceitos já definidos, assim como aproveitar as vantagens dos mesmos. Com o conceito definido, o modelo de detalhe pode ser criado utilizando ferramentas de CAD, passando a idealização do motociclo de um conceito em papel para um modelo tri-dimensional em formato digital. Sendo realizados alguns estudos estruturais de modo a verificar a resistência dos principais componentes em algumas situações crı́ticas de utilização. Após a modelação do motociclo e os respetivos estudos estruturais, obteve-se um modelo que cumpria com os objetivos inicialmente propostos, não possuindo grandes desvantagens em relação aos seus concorrentes de mercado. Tendo-se obtido um motociclo de baixa potência e autonomia, mas que realiza as suas funções de deslocação citadina de forma eficiente e eficaz, sendo simultaneamente um veı́culo de visual moderno e simplista, pois estes eram requisitos estabelecidos no estudo de mercado.
Mobility is a subject changing constantly, in a near future it will change more than ever due to ambiental and ecological problems, making the demand of efficient and clean solutions increase drastically. The main target to change is the way we use transports in urban areas, because these are the places where people are most affected by traffic jams and traffic pollution, mainly due to high population density. The focus of this thesis is finding a solution to this problem with the development of a citadine electric motorcycle that can replace inefficient vehicles commonly found on today’s cities. The first step to the development of this motorcycle is the study of the selected target public, defining the requisites and specifications with the support of tools like the Kano model and the Quality Function Deployment matrixes, allowing the accomplishment of the concept to be developed. Considering the concept’s rivals in the current market, trying to correct the disadvantages of some concepts already defined, but using the advantages of this models as well. With the concept defined, the detailed model can be made using CAD tools, going from an idealization on paper to a tri-dimensional digital model. Being accomplished some structural studies in order to verify the resistance of the main components in the most critical situations of the product’s operation. After the modeling of the motorcycle and the respective structural studies, it was obtained a model that fulfilled the main goals established, having few disadvantages when comparing it with it’s market competitors. Ending up with a low power and autonomy motorcycle that is able to complete the citadine transportation in an efficient and effective way, being simultaneously a vehicle with a simple and modern look, because this were requirements established previously in the market study.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29125
Appears in Collections:DEM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.