Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29075
Title: Validação da The Locke Speech Perception: Speech Production Task: European Portuguese Version: 4A6M – 5A11M
Author: Teodoro, Joana de Sousa
Advisor: Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Perceção
Validação
Pré-escolar
Avaliação
Defense Date: 16-Jul-2020
Abstract: Enquadramento: A perceção auditiva é responsável por receber e compreender os sons e as palavras. É recomendado que a avaliação da discriminação auditiva envolva estímulos com traços distintivos que se revelam problemáticos ao nível da produção. Contudo, não foram encontrados estudos de validação da The Locke Speech Perception – Speech Production Task para o Português Europeu (PE). Objetivos: Desenvolver a versão digital da prova The Locke Speech Perception – Speech Production Task e validar a versão portuguesa da prova em crianças entre os 4 anos e 6 meses e os 5 anos e 11 meses, assim como caracterizar o desenvolvimento da perceção auditiva em crianças falantes do PE nestas faixas etárias. Métodos: O estudo é do tipo transversal e descritivo-correlacional. O estudo envolveu 60 crianças de quatro estabelecimentos de ensino particular, no distrito de Lisboa. Os dados foram obtidos com rcurso a um questionário sociodemográfico que permitiu garantir os critérios de inclusão e exclusão e à prova The Locke Speech Perception – Speech Production Task. A amostra foi dividida em dois grupos de estudo, 30 crianças responderam a 8 sub-provas e as restantes responderam a 7 sub-provas. Resultados: A amostra foi constituída por 31 crianças do sexo feminino e 29 crianças do sexo masculino, sendo que 21 crianças pertencia à faixa etária dos 4A6M-4A11M, 21 crianças à faixa etária dos 5A0M- 5A6M e na faixa etária dos 5A6M-5A11M participaram 18 crianças. Os resultados mostraram erros apenas nas sub-provas com os contrastes [ʃ/s], [z/ʒ], [l/w] e [ʎ/j]. O teste Kruskal-Wallis mostrou que não existem diferenças significativas entre as faixas etárias nestas sub-provas. Após analisar a frequência total dos erros quando ocorridos 3 ou mais vezes num total de 6 estímulos para as idades categorizadas, as crianças apresentaram erros na perceção auditiva apenas nos contrastes [z/ʒ] e [ʎ/j]. Conclusão: A versão portuguesa da prova The Locke Speech Perception – Speech Production Task validada será importante na avaliação terapêutica, tratando-se de uma ferramenta útil para avaliação da perceção auditiva.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29075
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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