Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29071
Título: Conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil dos filhos em idade pré-escolar: contributos do enfermeiro de família
Outros títulos: Parents knowledge about children's development in preschool age: family nurse's contribution
Autor: Rodrigues, Inês Marques
Orientador: Melo, Elsa Maria Oliveira Pinheiro de
Almeida, Assunção das Dores Laranjeira de
Palavras-chave: Criança pré-escolar
Desenvolvimento Infantil
Conhecimentos
Pais
Enfermeiro de Família
Data de Defesa: 15-Jul-2020
Resumo: Enquadramento: Este relatório reflete as competências desenvolvidas no estágio de natureza profissional realizado na USF Salinas, desde setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Posteriormente é apresentado o estudo empírico – “Conhecimentos dos pais sobre o desenvolvimento dos filhos em idade pré-escolar: Contributos do Enfermeiro de Família”. Os Enfermeiros de Família desempenham um papel fundamental na avaliação e promoção do desenvolvimento infantil, através da educação efetuada aos pais nas consultas de saúde infantil. Objetivos: Descrever e refletir sobre o desenvolvimento de competências durante a prática clínica. Apresentar um estudo empírico que visa em identificar o grau de conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil, os fatores que influenciam esse conhecimento e as atividades promotoras do desenvolvimento recomendadas aos pais pelos Enfermeiros de Família. Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional com uma amostra não probabilística, acidental constituída por 103 pais com filhos em idade pré-escolar inscritos na USF Salinas. A recolha de dados foi feita através de questionário que inclui a caracterização sociodemográfica, conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, avaliado pelo KIDI-P e a perceção dos pais acerca das atividades promotoras do desenvolvimento infantil referidas pelos Enfermeiros de Família. A análise dos dados foi realizada recorrendo a estatística descritiva e inferencial. Resultados: Os resultados obtidos revelaram que os fatores que influenciam o conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento da criança são: tipo de família, estado civil, instrução, tipo de habitação e número de filhos. As atividades promotoras do desenvolvimento mais referidas pelos Enfermeiros de Família, segundo a perspetiva dos pais, centram-se essencialmente nos aspetos relativos à atividade motora. Conclusão: Os Enfermeiros de Família, devido à sua proximidade com as famílias, encontram-se numa posição privilegiada para capacitar os pais a estimularem o desenvolvimento dos seus filhos. Estes devem adaptar, personalizar e implementar intervenções adequadas às características de cada família.
Background: This report reflects the skills developed in the internship carried out at USF Salinas, from September 2019 to February 2020. After that the empirical study – “Parents knowledge about children's development in preschool age: Family Nurse's contribution” is presented. Family Nurses play a key role on evaluating and promoting child development, through the education provided to parents on child health consultations. Objectives: Describe and reflect about the development of skills during the clinical practice. Present an empirical study that aims to identify the parents' degree of knowledge about child development, the factors that influence this knowledge and the recommended developmental activities for parents, by Family Nurses. Methods: A quantitative, descriptive-correlational study was carried out with a non-probabilistic, accidental sample of 103 parents with preschool children enrolled in the USF Salinas. The data was collected through questionnaire which included: sociodemographic characterization, Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI-P) and parent’s perception about the activities that promote child development referred by Family Nurses. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. Results: The obtained results revealed that the parents' knowledge about preschool child development are influenced by: type of family, marital status, education, type of housing and number of children. The most mentioned activities to promote child development by Family Nurses, according to parents’ perspective, focus essentially on aspects related to motor activity. Conclusion: Family Nurses, due to their proximity with families, are in a privileged position to empower parents to stimulate the development of their children. They should adapt, personalize and implement interventions appropriate to the characteristics of each family.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29071
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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