Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonzález Scotto, Manuelpor
dc.contributor.authorAlmeida, Dolcínia de Fátima Matospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:29:54Z-
dc.date.available2011-04-19T14:29:54Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2906-
dc.descriptionMestrado em Matemáticapor
dc.description.abstractO estudo começa por reflectir sobre o conceito de Literacia e as capacidades subjacentes ao desenvolvimento do raciocínio estatístico. O propósito principal deste estudo revê-se na valorização da Estatística e no reconhecimento deste conteúdo no currículo do Ensino Básico como aspectos inovadores para o desenvolvimento das capacidades prescritas e sustentadas pela sociedade de informação. Estes aspectos são claramente suscitados da análise de estudos internacionais comparativos sobre Literacia Matemática, da avaliação à importância da Estatística atribuída no Ensino Básico pelos documentos de orientação programática e curricular, quando comparados com o currículo americano e, da análise a alguns manuais escolares onde foi possível constatar uma redução aos saberes característicos preconizados no programa do Ensino Básico e as tarefas propostas não fomentam o desenvolvimento de competências literácicas. O diagnóstico a todo o suporte documental mencionado exige de facto a mudança. Esta mudança é expressa pela introdução e alargamento do currículo previsto para a Estatística no Ensino Básico particularmente, através de um conjunto de situações simples, desenvolvidas por tópicos temáticos da Estatística e referidas no trabalho por Metodologias. Emergem, deste trabalho, as seguintes recomendações: o aperfeiçoamento dos programas ao nível do Ensino Básico; a associação do uso das novas tecnologias e de ferramentas estatísticas ajudando a elevar a Literacia Estatística na sociedade e, a exigência de formação contínua pelas instituições de formação proporcionando um fundamento sólido aos protagonistas responsáveis nesta área disciplinar. ABSTRACT: The study begins by a reflection on the concept of Literacy and the capabilities behind the development of statistical reasoning. The main purpose of this study revises up in the recovery of Statistics and the recognition of this content in the curriculum of primary education as innovating aspects to the development of sustained and prescribed capacities by the information society. These aspects are clearly raised by the analysis of comparative international studies on Literacy Mathematics, by the evaluation of the importance of Statistics recognized in the documents of the primary education programme and the curriculum guidance, as compared with the American curriculum, and by the analysis of some school manuals where it was possible to see a characteristic knowledge reduction of the primary education programme, where the proposed tasks do not encourage the development of literate skills. The diagnosis to the whole documentary support mentioned requires a real change. This change is expressed by the introduction and expansion of the planned curriculum for Basic Education Statistics in particular, through a set of simple situations, developed by the Statistics thematic topics referred in the work as Methodologies. From this work results the following recommendations: the improvement of the programmes at a primary education level, the combination of new technologies and statistical tools helping to raise the Statistics Literacy in society, and the requirement of continuous education by institutions, providing a structured training to the responsible players in this learning area.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000221727por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectLiteraciapor
dc.titleLiteracia e estatísticapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:MAT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008001697.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.