Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29050
Title: Contributos para o desenvolvimento de um sistema de gestão de ansiedade dirigido a docentes
Author: Espírito Santo, Andreia Filipa Martins do
Advisor: Soares, Sandra Cristina de Oliveira
Silva, Samuel de Sousa
Keywords: Ansiedade
Prevenção
Comunidade académica
Docentes
Qualidade de vida
Novas tecnologias
Sistema móvel
Defense Date: 9-Dec-2019
Abstract: A ansiedade consiste num estado emocional complexo, com valor adaptativo, que, embora comum a todos os indivíduos, pode revelar-se disfuncional. O contexto académico representa um dos domínios com maiores níveis de ansiedade, particularmente no contexto da docência, devido às inúmeras exigências e desafios presentes na vida diária destes profissionais. Assim sendo, considerando os elevados níveis de sintomatologia ansiosa e a disponibilidade limitada destes indivíduos para acederem aos serviços de saúde, a implementação de medidas preventivas revela-se crucial, sendo que a utilização de tecnologias mobile Health (mHealth) pode representar uma solução promissora para esse fim. Atendendo a um conjunto de limitações frequentemente identificadas nas abordagens mHealth, particularmente a ausência de consideração pelas necessidades e motivações dos utilizadores, recorreu-se ao método do design iterativo centrado no utilizador, com o objetivo de propor uma ferramenta de gestão de ansiedade direcionada aos docentes, a fim de diminuir a sintomatologia, prevenir a patologia, propiciar o bem-estar e, potencialmente, influenciar positivamente a qualidade do seu trabalho. Assim sendo, este trabalho, realizado por uma equipa multidisciplinar, apresenta uma caracterização do público-alvo e propostas de estratégias, suportadas pelas abordagens mHealth, para a gestão de ansiedade nos docentes. Para apoiar o esforço multidisciplinar, esses resultados foram materializados em personas e cenários, que permitiram extrair um conjunto de requisitos, que possibilitaram o desenvolvimento de um protótipo do sistema. Adicionalmente, reconhecendo a importância primordial de avaliar a eficácia do sistema proposto, este trabalho também contribui com uma proposta de protocolo experimental para avaliar a eficácia das técnicas incorporadas no sistema, em contexto laboratorial, bem como os resultados de um estudo piloto para avaliar o protocolo proposto. O protótipo do sistema de gestão de ansiedade desenvolvido consiste numa ferramenta válida e acessível para apoiar a gestão de ansiedade nos docentes universitários. Nesse sentido, considera-se crucial a avaliação da sua eficácia, em laboratório e em contextos mais ecológicos, em estudos futuros. Para esse fim, o protocolo experimental proposto e testado poderá representar uma ferramenta importante.
Anxiety is a complex emotional state, with adaptive value that, although common to all individuals, can be dysfunctional. The academic context represents one of the domains with the highest levels of anxiety, particularly in the teaching context, due to the many demands and challenges present in the daily life of these professionals. Therefore, considering the high levels of anxiety symptoms and the limited availability of these individuals to access health services, the implementation of preventive measures is crucial, and the use of mobile Health (mHealth) technologies can be a promising solution. Based on a set of limitations identified for existing mHealth approaches, namely a frequent disregard for the user’s need and motivations, a user-centered design approach was considered to propose a teacher-oriented anxiety management tool to reduce symptoms, prevent pathology, promote well-being, and, potentially, positively influence the quality of their work. Therefore, this work, inserted in a long-term multidisciplinary effort to support anxiety management, presents a characterization of the target audience and proposes strategies, supported on mHealth approaches, to tackle anxiety in teachers. To support the multidisciplinary effort, these results are materialized in Personas and scenarios leading to a set of requirements guiding the design of a first proof-of-concept application partially implementing the proposed strategies. Additionally, and recognizing the paramount importance of assessing the effectiveness of the proposed system, this work also contributes with a proposal for an experimental protocol to evaluate the effectiveness of the techniques incorporated in the system, in a lab context, and the results of a pilot test to assess the proposed protocol. The prototype anxiety management system developed is already a valid and accessible tool to further support contributions to the management of anxiety in University teachers. In this regard, it is considered crucial to evaluate its effectiveness in lab and more ecological contexts, in future studies. For this, the proposed and tested experimental protocol may be an important tool.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29050
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.