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Title: A aquisição da regência preposicional por aprendentes chineses de português como língua estrangeira
Author: Guang Chen
Advisor: Oliveira, Emília Maria Rocha de
Keywords: Regência verbal e nominal
Aprendizagem de português língua estrangeira
Aprendentes chineses
Defense Date: 20-Jul-2020
Abstract: Nos últimos anos, temos assistido a uma intensificação das relações bilaterais entre a China e os países lusófonos. Com o desenvolvimento contínuo da globalização económica e a expansão do comércio, as atividades de comunicação vêm-se tornando cada vez mais frequentes e próximas. Sendo as línguas instrumentos indispensáveis à comunicação entre países, para que essa comunicação seja deveras eficaz, é necessário que os respetivos utilizadores tenham um conhecimento sólido do seu funcionamento. O domínio das estruturas morfossintáticas, em particular, do mecanismo que regula as ligações entre certos verbos e nomes e os seus complementos (regência verbal e nominal) é, por conseguinte, condição essencial ao desenvolvimento da competência comunicativa em Português. A regência preposicional é um dos tópicos mais importantes e complexos da gramática portuguesa. Devido à escassez de materiais de ensino/aprendizagem adequados e à interferência da Língua Materna, a maioria dos aprendentes chineses não consegue compreender profundamente o mecanismo da regência preposicional e utilizar corretamente as preposições. Consequentemente, a aquisição da regência preposicional tornou-se um tema que vale a pena ser estudado. A presente dissertação tem, pois, como principal objetivo estudar a aquisição da regência preposicional por aprendentes chineses de Português como Língua Estrangeira. Para tal, o autor recolheu, através de um questionário, exemplos representativos do emprego da regência verbal e nominal, para, depois, propor estratégias mais eficazes e facilitadoras do ensino e aprendizagem desse mecanismo da Língua Portuguesa.
In recent years we have witnessed an intensification of bilateral relations between China and the Portuguese-speaking countries. With the continuous development of economic globalization and the expansion of trade, communication activities are becoming more frequent and closer. Since languages are indispensable tools for communication between countries, for such communication to be very effective, it is necessary that users have a solid knowledge of its functioning. Knowing morphosyntactic structures, in particular, the mechanism that regulates the links between certain verbs and names and their complements (verbal and nominal regency) is therefore an essential condition for the development of communicative competence in Portuguese. Prepositional conducting is one of the most important and complex topics in Portuguese grammar. Due to the scarcity of suitable teaching / learning materials and the interference of the Mother Language, most Chinese learners are unable to deeply understand the mechanism of prepositional conducting and correctly use prepositions, consequently, the acquisition of prepositional conducting has become a theme that is worth studying. This dissertation has therefore as main objective to study the acquisition of prepositional regency by Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language. The author collected through inquiry representative examples of the use of verbal and nominal regency in order to propose more effective strategies that facilitate the teaching and learning of this mechanism of the Portuguese language
URI: http://hdl.handle.net/10773/28956
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