Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/28948
Título: Aplicação da ferramenta de simulação no apoio à tomada de decisão no setor da indústria automóvel
Autor: Brandão, Catarina de Sousa
Orientador: Ramos, Ana Luísa
Palavras-chave: Simulação
Indústria 4.0
Tomada de decisão
Processo produtivo
Stock
Modo de funcionamento
Data de Defesa: Jul-2020
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, a sociedade tem vivido uma fase de grandes transformações, tornando-se cada vez mais exigente e consciente do mercado. Desta forma, é de extrema importância que as empresas se adaptem, tornando-se cada vez mais dinâmicas e com uma melhor perceção dos seus modelos de negócio. Consequentemente, é importante que os processos de tomada de decisão sejam realizados de forma consciente, rápida e com resultados significativos para a organização. Assim, o principal objetivo deste projeto passou por demonstrar de que forma é que a ferramenta de simulação, consegue apoiar e tornar-se uma vantagem nos processos de tomada de decisão. Para isso, optou-se por realizar dois estudos de simulação, para projetos distintos e com bastante impacto para a fábrica da Renault Cacia. Relativamente ao primeiro caso de estudo, o objetivo principal passou por identificar e tomar uma decisão sobre o novo modo de funcionamento, a aplicar na linha de maquinação VDOP, uma vez que se analisou a integração de uma nova diversidade de bombas de óleo cilindrada variável, a €6DFull. Assim, foram estudas três hipóteses de afetação de máquinas, através do software de simulação Witness e após ser feita uma comparação entre os resultados obtidos em cada cenário analisado, determinou-se que a solução a aplicar no sistema é aquela que proporciona níveis de produção mais elevados, ou seja, 2 máquinas GROB a realizar a OP110 e 2 máquinas URANE a maquinar a diversidade Gen2. Por sua vez, o segundo caso de estudo, tinha como premissa definir algumas das propriedades da linha de maquinação da caixa diferencial DB35, uma vez que, aquando da realização do estudo de simulação, esta ainda se encontrava em fase de projeto. Assim, as principais questões que foram levantadas, tiveram a ver com os stocks a aplicar no sistema, mas também com número de AGV’s necessários entre a fase de maquinação e a de montagem. Desta forma, após serem analisados e comparados vários cenários, foi possível determinar que o stock 1 deve ser composto por dois contentores de peças e que o stock 2 deve apenas debitar peças nos dois últimos turnos do dia, enquanto apenas se utiliza um AGV para realizar o transporte entre linhas. Desta forma, foi possível demonstra as potencialidades da ferramenta de simulação, principalmente a nível dos processos de tomada de decisão.
With the technological development of the last decades, society has been going through a phase of great transformations, becoming increasingly demanding and aware of the market. Thus, it is extremely important that companies adapt, becoming increasingly dynamic and with a better perception of their business models. Consequently, decision-making processes must be carried out consciously, quickly, and with significant results for the organization. Thus, the main objective of this project was to demonstrate how the simulation tool can support and become an advantage in decision-making processes. For this, it was decided to carry out two simulation studies, for two projects, with a lot of impact for the Renault Cacia factory. Regarding the first case study, the main objective was to identify and make a decision on the new operating mode, to be applied in the VDOP machining line, since the integration of a new variable displacement oil pump diversity, at €6DFull, was analyzed. Thus, three hypotheses of machine allocation were studied, using the Witness simulation software and after comparison was made between the results obtained in each scenario analyzed, it was determined that the solution to be applied in the system is the one that provides biggest production levels, that is, 2 GROB machines performing OP110 and 2 URANE machines machining the Gen2 diversity. In turn, the second case study, had as the premise to define some of the properties of the machining line of the differential box DB35, since, when carrying out the simulation study, it was still in the design phase. Thus, the main issues that were raised had to do with the stocks to be applied in the system, but also with the number of AGV's required between the machining and the assembly phase. Therefore, after analyzing and comparing various scenarios, it was possible to determine that stock 1 should consist of two parts containers and that stock 2 should only charge parts in the last two shifts of the day, while only using an AGV to perform transport between lines. In this way, it was possible to demonstrate the potential of the simulation tool, mainly in terms of decision-making processes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28948
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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