Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Emília Maria Rocha dept_PT
dc.contributor.authorDanrui Fanpt_PT
dc.date.accessioned2020-07-27T08:13:26Z-
dc.date.available2020-07-27T08:13:26Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28942-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo estudar a aquisição dos pronomes clíticos por aprendentes chineses de Português enquanto Língua Estrangeira. Primeiramente, estudamos comparativamente a morfologia e a sintaxe dos pronomes pessoais em Português e Chinês, identificando convergências/divergências linguísticas. Depois, antecipamos as principais dificuldades de aprendentes chineses de Língua Portuguesa no uso de pronomes clíticos. No capítulo seguinte, refletimos sobre os conceitos de Língua Materna e Língua Estrangeira, bem como sobre a influência da primeira na aprendizagem de outra língua. No quarto capítulo, procedemos à descrição do inquérito que serviu de base a este estudo e analisamos os dados obtidos, com vista à identificação das causas das dificuldades reveladas pelos inquiridos no uso e colocação dos referidos pronomes. Por fim, identificamos fenómenos de interferência linguística e propomos estratégias facilitadoras do ensino e aprendizagem do tópico gramatical em estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation has as main objective to study the acquisition of clitic pronouns by Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language. First, we study comparatively the morphology and syntax of personal pronouns in Portuguese and Chinese, identifying linguistic convergences / divergences. Then, we anticipate the main difficulties of Chinese Portuguese language learners in the use of clitic pronouns. In the next chapter, we reflect on the concepts of mother tongue and foreign language, as well as the influence of the first language on the learning of another language. In the fourth chapter, we proceeded with the description of the survey that served as the basis for this study and analyzed the data obtained, in order to identify the causes of the difficulties revealed by the respondents in the use and placement of those pronouns. Finally, we identify phenomena of linguistic interference and propose strategies that facilitate the teaching and learning of the grammatical topic under study.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPronomes pessoais clíticospt_PT
dc.subjectLíngua maternapt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectTransferência linguísticapt_PT
dc.titleA aquisição dos pronomes clíticos por aprendentes chineses de português língua estrangeirapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segundapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danrui Fan_Dissertação.pdf790.55 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.