Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28942
Title: A aquisição dos pronomes clíticos por aprendentes chineses de português língua estrangeira
Author: Danrui Fan
Advisor: Oliveira, Emília Maria Rocha de
Keywords: Pronomes pessoais clíticos
Língua materna
Língua estrangeira
Transferência linguística
Defense Date: 16-Jul-2020
Abstract: A presente dissertação tem como principal objetivo estudar a aquisição dos pronomes clíticos por aprendentes chineses de Português enquanto Língua Estrangeira. Primeiramente, estudamos comparativamente a morfologia e a sintaxe dos pronomes pessoais em Português e Chinês, identificando convergências/divergências linguísticas. Depois, antecipamos as principais dificuldades de aprendentes chineses de Língua Portuguesa no uso de pronomes clíticos. No capítulo seguinte, refletimos sobre os conceitos de Língua Materna e Língua Estrangeira, bem como sobre a influência da primeira na aprendizagem de outra língua. No quarto capítulo, procedemos à descrição do inquérito que serviu de base a este estudo e analisamos os dados obtidos, com vista à identificação das causas das dificuldades reveladas pelos inquiridos no uso e colocação dos referidos pronomes. Por fim, identificamos fenómenos de interferência linguística e propomos estratégias facilitadoras do ensino e aprendizagem do tópico gramatical em estudo.
This dissertation has as main objective to study the acquisition of clitic pronouns by Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language. First, we study comparatively the morphology and syntax of personal pronouns in Portuguese and Chinese, identifying linguistic convergences / divergences. Then, we anticipate the main difficulties of Chinese Portuguese language learners in the use of clitic pronouns. In the next chapter, we reflect on the concepts of mother tongue and foreign language, as well as the influence of the first language on the learning of another language. In the fourth chapter, we proceeded with the description of the survey that served as the basis for this study and analyzed the data obtained, in order to identify the causes of the difficulties revealed by the respondents in the use and placement of those pronouns. Finally, we identify phenomena of linguistic interference and propose strategies that facilitate the teaching and learning of the grammatical topic under study.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28942
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UA - Dissertações de mestrado

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