Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/28910
Título: Aprender e ensinar numa escola do ensino técnico-profissional: um estudo de caso no Lubango-Angola
Autor: Júlio, Maurício Calessi
Orientador: Sá, Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e
Gonçalves, Maria Manuela Bento
Palavras-chave: Ensino técnico-profissional
Motivações
Expectativas
Trabalho docente colaborativo
Angola
Data de Defesa: Jul-2020
Resumo: Esta investigação nasce da experiência profissional e pessoal do investigador enquanto professor no Instituto Politécnico 131 do Lubango, Angola, desde 2011. No âmbito das suas funções naquela organização, e através de conversas com outros colegas, o investigador apercebeu-se das preocupações dos professores relativamente ao que consideram ser a falta de motivação dos alunos para a aprendizagem. Estes professores sublinhavam a prevalência de motivações extrínsecas relacionadas, ora com a obtenção de uma classificação que permita transitar de ano, ora com a obtenção do certificado no final do curso. Partindo destas preocupações, e constatando a ausência de estudos sobre este problema neste contexto específico, esta investigação procurou responder às seguintes questões de investigação: como se caracteriza o ensino técnico-profissional, no regime pós-laboral, na escola objeto de estudo? Quais as motivações de alunos e professores para aprender e ensinar nesta escola? Como é perspetivada pelos seus intervenientes (professores e alunos) a formação desenvolvida nesta escola? Com este estudo, de natureza claramente exploratória, pretendemos contribuir para o conhecimento de uma problemática pouco estudada no contexto angolano: os processos formativos que se desenvolvem numa escola do ensino técnico-profissional, no período pós-laboral, integrando a compreensão das motivações de alunos e professores, assim como das práticas pedagógicas reportadas por estes últimos. Tendo em conta esta finalidade, assim como as questões de investigação atrás referidas, o estudo apoia-se num tipo de investigação qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Os participantes do estudo foram 72 alunos do período pós-laboral dos cursos de Administração Pública, Secretariado, Estatística e Planeamento e Contabilidade e Gestão de uma escola do ensino técnico-profissional e todos os 10 professores que lecionam nesses cursos. Neste contexto, foram utilizadas as seguintes técnicas para a recolha de dados: inquérito por questionário aplicado aos alunos e entrevista semiestruturada aos professores. Para análise dos dados recolhidos através do inquérito por questionário aplicado aos alunos recorreu-se ao software SPSS versão 25, o que permitiu realizar uma análise estatística descritiva; para análise de conteúdo das entrevistas, recorreu-se ao software Webqda. As categorias de análise, que permitiram uma análise compreensiva e uma visão holística dos resultados, emergiram da interação entre o quadro teórico e os dados recolhidos. Os resultados do estudo mostram que a escolha da escola e dos cursos por parte dos alunos tem subjacentes fatores, motivações e expectativas com uma forte dimensão instrumental ou extrínseca, designadamente associada ao prestígio da escola e da profissão a que os cursos potencialmente dão acesso. No que concerne aos professores e ao desenvolvimento das suas práticas pedagógicas, constatou-se uma forte motivação quer intrínseca quer extrínseca e perceções ambivalentes relativamente à motivação dos alunos, com prevalência daquelas de natureza mais instrumental. Verificou-se, ainda, que a perceção dos professores em relação ao ensino técnico é a de que este proporciona emprego qualificado e crescimento da economia do país. Os mesmos reportam constrangimentos e dificuldades diversas nas suas práticas pedagógicas, relacionadas quer com a relação com o conteúdo, quer com aspetos materiais (falta de laboratórios e materiais de apoio, entre outros). Diante destas dificuldades e constrangimentos, recorrem ao trabalho colaborativo, em situações formais e informais, e valorizam-no como uma mais-valia na melhoria das práticas pedagógicas e na superação das dificuldades encontradas. Feito este percurso, no balanço das fragilidades e dos ganhos, o estudo permite renovar a convicção inicial no poder de construir o conhecimento com os intervenientes diretos, para melhor compreensão do objeto de estudo, antecipando eventuais contributos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Ademais, os poucos estudos realizados sobre a formação de professores para o ensino técnico-profissional neste contexto particular sugerem investigações posteriores nesta área, para as quais os resultados deste trabalho podem vir a contribuir.
This research arises from the professional and personal experience of the researcher as a professor at the Instituto Politécnico 131 do Lubango, since 2011. Within the scope of his duties at this organization, and through informal conversations with other colleagues, the researcher became aware of teachers' concerns regarding what they consider to be students' lack of motivation for learning. These teachers stressed the prevalence of extrinsic motivations, both related with the need to obtain a classification allowing to pass the year, and the need to acquire the certificate at the end of the course. Based on these concerns, and noting the lack of studies on this problem in this specific context, this research sought to answer the following research questions: how is technical and professional education characterised, in the after-labour regime, in the school which is the object of this study? What are students and teachers’ motivations to learn and teach at this school? How is training at this school perceived by the parties involved (teachers and students)? With this exploratory study, we intend to contribute to the knowledge of an insufficiently studied problem in the Angolan context: the training processes that are developed in a school of technical and professional education, in the after-labour period, integrating the comprehension of students and teachers’ motivations, as well as pedagogical practices reported by the latter. Bearing this goal in mind, as well as the research questions mentioned above, the study is qualitative and integrated in an interpretive paradigm. The study participants were 72 students from the after-labour period of the Public Administration, Secretariat, Statistics and Planning and Accounting and Management courses at a technical and vocational school and 10 teachers who teach in those courses. In this context, the following techniques were used for data collection: a questionnaire survey applied to students and semi-structured interviews with teachers. The software SPSS version 25 was used for the analysis of the data collected through the questionnaire applied to the students, which allowed for a descriptive statistical analysis; for content analysis of the interviews, the Webqda software was used. The categories of analysis, which allowed a comprehensive analysis and a holistic view of the results, emerged from the interaction between the theoretical framework and the data collected. The results of the study show that students' choice of school and courses are related to instrumental or extrinsic factors, motivations and expectations, namely associated with the prestige of the school and the profession to which the courses potentially give access. With regard to teachers and the development of their pedagogical practices, results pointed to a strong intrinsic and extrinsic motivation as well as ambivalent perceptions regarding the students' motivation, with prevalence of those of a more instrumental nature. Their perceptions in relation to technical education is that it provides employment and enhances the country's economic growth. Moreover, teachers underline that in their practices they face various constraints and difficulties, related to their relationship with contents and to material aspects (lack of laboratories and support materials, among others). Given these difficulties, they value collaborative work, in formal and informal situations, as an asset in improving pedagogical practices and overcoming difficulties. At the end this journey, and balancing the weaknesses and gains, the study allows renewing the initial belief concerning the importance of building knowledge with direct stakeholders, for a better understanding of the object of study, anticipating possible contributions to the improvement of teaching-learning processes. Furthermore, the few studies carried out on teacher training for technical and professional education in this context suggest further investigations in this area, to which the results of this work may contribute.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28910
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maurício Calessi Júlio_Dissertação.pdf2.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.