Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28772
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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Manuel Martins dapt_PT
dc.contributor.advisorBreda, Zéliapt_PT
dc.contributor.authorValduga, Manoela Carrillopt_PT
dc.date.accessioned2020-07-01T11:37:34Z-
dc.date.available2020-07-01T11:37:34Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28772-
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação, que utiliza métodos mistos, analisa a relevância da hospitalidade na perceção do destino turístico por parte da procura turística internacional. Realizou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre as diferentes abordagens teóricas sobre a hospitalidade, que resultou em perguntas elaboradas num inquérito aplicado a 388 entrevistados. As diferenças das abordagens teóricas sobre o tema refletem-se na dificuldade em compreender o que é a hospitalidade para quem dela usufrui, ou seja, a procura turística. A recolha empírica dos dados permitiu compreender a perceção e a relevância da hospitalidade para turistas internacionais que viajam para o Brasil, nomeadamente para a cidade do Rio de Janeiro. A análise estatística foi efetuada com o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 25.0 para Windows. Como principal resultado, observou-se que as componentes relacionadas com a população local são preponderantes na perceção da hospitalidade. Não há relação entre o comportamento de viagem dos entrevistados e a avaliação da hospitalidade, e as componentes do perfil sociodemográfico da amostra inquirida têm baixa influência. Quanto maior a intenção de recomendação do destino turístico mais positiva é a avaliação da hospitalidade da cidade do Rio de Janeiro. Como parte do estudo, analisou-se também, de forma qualitativa e quantitativa, a perceção da imagem turística do Rio de Janeiro como a imagem turística do Brasil. Duas amostras que perfizeram 528 respostas, sendo 269 sobre a imagem do Rio de Janeiro e 259 sobre a imagem do Brasil, sugeriram que as imagens de ambos são similares, com destaque para a indicação dos atributos ‘praia’, ‘carnaval’, ‘futebol’ e ‘samba’. Estes resultados contribuíram para o avanço dos estudos teóricos sobre a hospitalidade, direcionando-a para aspetos relativos à valorização da interação com a população local dos destinos turísticos, além de ajudar a compreender o mercado internacional relativamente ao destino turístico Rio de Janeiro – Brasil.pt_PT
dc.description.abstractThis research work, which uses mixed methods, analyses the relevance of hospitality in the perception of tourism destinations by the international tourism demand. An extensive literature review of the different theoretical approaches to hospitality was conducted, resulting in the elaboration of a survey that yielded 388 responses. The differences in theoretical approaches on the subject are reflected in the difficulty in understanding what hospitality is for those who enjoy it, i.e. the tourism demand. The empirical data collection allowed us to understand the perception and relevance of hospitality to international tourists traveling to Brazil, namely to the city of Rio de Janeiro. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 25.0 for Windows. As a main result, it was observed that the components related to the local population are predominant in the perception of hospitality. There is no relationship between the travel behaviour of respondents and the assessment of hospitality, and the socio-demographic profile of the respondent has little influence. The higher the intention to recommend the tourism destination, the more positive is the assessment of hospitality of the city of Rio de Janeiro. As part of the study, we also analysed, using a qualitative and quantitative approach, the perception of the tourism image of Rio de Janeiro as the tourism image of Brazil. Two samples of 528 respondents, 269 on the image of Rio de Janeiro and 259 on the image of Brazil, suggested that the image of both are similar, highlighting the indication of the attributes 'beach', 'carnival', 'soccer', 'and' samba'. These results contributed to the advancement of theoretical studies on hospitality, directing it to aspects related to the appreciation of interaction with the local population of tourism destinations, as well as helping to understand the international market in relation to the tourism destination Rio de Janeiro – Brazil.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHospitalidadept_PT
dc.subjectDestino turísticopt_PT
dc.subjectImagem do destino turísticopt_PT
dc.subjectProcura turísticapt_PT
dc.subjectMétodos mistospt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectRio de Janeiropt_PT
dc.titleA relevância da hospitalidade na procura turística internacional: o caso do Brasilpt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101588275-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Turismopt_PT
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UA - Teses de doutoramento

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