Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28706
Title: Formação de professores em contexto europeu para a inclusão e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM
Author: Cabrita, Isabel
Loureiro, Maria José
Guerra, Cecília
Keywords: Pensamento computacional
Programação tangível
Inclusão
Formação continuada de professores
Áreas STEM
Issue Date: Dec-2020
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O pensamento computacional é considerado um dos motores emergentes de desenvolvimento sustentável. A escola, espaço privilegiado de educação cidadã, tem de assumir uma liderança responsável nesse processo, no qual os professores são elementos-chave. E esta comunidade tem de ter consciência de que isso exige novas profissionalidades docentes, marcadas por novos olhares curriculares e novas práxis multi, inter e transdisciplinares. Este entendimento poderá consubstanciar a fusão das áreas STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematics. Tal pensamento computacional deverá ser desenvolvido desde o início da escolaridade e as atividades de programação, recorrendo a linguagens tangíveis, podem constituir-se inovadores e criativos mediadores desse percurso e favorecer a inclusão dos alunos. Neste contexto, está em curso o projeto europeu TangIn – Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities –, envolvendo parceiros de Portugal, Bulgária, Espanha e Letónia. Visa desenvolver recursos educativos STEM adaptados à realidade de cada parceiro, envolvendo programação tangível, e que possam promover o pensamento computacional e a inclusão dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A criação do kit didático encontra sustentação, designadamente, nas representações de professores inquiridos sobre o pensamento computacional e o seu ensino e aprendizagem. Assenta na identificação de tópicos curriculares passíveis de serem abordados por via da programação tangível transversais aos países envolvidos. E será alvo de sucessivos refinamentos no âmbito da comunidade de prática constituída. Contribui-se, assim, para um desenvolvimento profissional dos professores envolvidos que possibilite práticas inclusivas e o desenvolvimento do pensamento computacional em áreas STEM.
Computational thinking is considered one of the emerging promoters of sustainable development. School, a privileged space for the education of citizens, must be a responsible leader in this process, in which teachers are key elements. This community must be aware of the fact that it requires new teaching professional perspectives, discernable by new curricular viewpoints and new multi, inter and transdisciplinary praxis. This understanding may substantiate the merging of the STEM areas - Science, Technology, Engineering, Mathematics. Computational thinking must be developed since the beginning of schooling, being the programming activities, with tangible languages, innovative and creative mediators of this educational path, also favoring students’ inclusion. In this context, the European project TangIn - Promoting inclusion and the STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities - involving partners from Portugal, Bulgaria, Spain and Latvia, is underway. It aims to develop STEM educational resources adapted to the reality of each partner, involving tangible programming, which can promote computational thinking and the inclusion of primary school/1st CEB students. The conception of the didactic kit finds support, namely, in the representations of the teachers inquired about computational thinking and its teaching and learning. It is based on the identification of curricular topics that can be approached through tangible programming, transversal to the countries involved. It will be the subject of successive debugging and improvements within the community of practice. It therefore contributes to a professional development of the teachers involved allowing inclusive practices and the development of computational thinking in STEM areas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/28706
Publisher Version: http://www.spce.org.pt/assets/files/Actas%20do%20XIV%20Congresso%20SPCE%20-%20Coimbra%202018.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cabrita_Actas do XIV Congresso SPCE - Coimbra 20183.pdf389.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.