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Title: Supervisão na formação inicial de terapeutas ocupacionais: uma proposta de projeto de avaliação
Author: Carvalho, Adriana Maria Alves Frazão de
Advisor: Rua, Marília dos Santos
Keywords: Avaliação
Competências
Formação inicial
Supervisão
Terapia ocupacional
Defense Date: 16-Dec-2019
Abstract: Esta Dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação no Ramo de Supervisão da Universidade de Aveiro. Contextualização: Conhecendo a formação em Terapia Ocupacional no contexto brasileiro e mais especificamente na Universidade Federal de Pernambuco, observou-se a pertinência de sistematizar, não só as competências a desenvolver pelos estudantes do curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, como também a forma como essas competências são monitorizadas e avaliadas, através do processo supervisivo, pois que, apesar das directivas internacionais sobre este processo, há ainda um trabalho a desenvolver no sentido de melhorar o mesmo, ajustando-o aos contextos de cada Universidade. Objetivo: Este projecto tem como identificar, descrever e analisar as competências dos profissionais de Terapia Ocupacional; Elaborar um Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento de Competências do estudante do Curso de Bacharelato em Terapia Ocupacional; Propor ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco uma Grelha de avaliação do desenvolvimento de competências do estudante do Curso de Terapia Ocupacional, a ser validado por pares e posteriormente introduzido como elemento de avaliação no referido curso. Metodologia: Para a realização deste estudo utilizou-se a metodologia do trabalho de projecto, com base nos pressupostos teóricos. Foi feita uma revisão da literatura sobre a temática, a partir da qual foram emergindo as dimensões e indicadores a ser constantes no instrumento de avaliação a ser criado. Considerações finais: Foi elaborado o Instrumento de avaliação de competências de estudantes de terapia ocupacional de estágio supervisionado para apoiar o processo supervisivo, podendo contribuir para a prática profissional de supervisores e profissionais das áreas de saúde na elaboração de conteúdos educativos. Este instrumento será alvo de validação por pares, na Universidade Federal de Pernambuco após a conclusão deste trabalho e já como docente na referida Universidade.
This dissertation is part of the master’s degree project in education and training in the supervision branch of the University of Aveiro. Project context: Understanding the occupational therapy training in the Brazilian context, and more specifically, at the Federal University of Pernambuco, it was noticed the relevance of a systematic analysis. Not only the skills to be developed by the students of the occupational therapy degree, but also the way how these competencies are monitored and evaluated through the supervisory process should be systematized. Despite the international directives on this process, there is still work to be done to improve it, adjusting it to the contexts of each University. Objective: This project aims to identify, describes and analyzes the competencies of Occupational Therapy professionals; Develop a Skills Development Assessment Tool for the Bachelor of Occupational Therapy student; To propose to the Occupational Therapy Department of the Federal University of Pernambuco a Grid for assessing the student's development of Occupational Therapy Course skills, to be validated by peers and subsequently introduced as an evaluation element in that course. Methodology: For this study, we used the methodology of the project work, based on the theoretical assumptions. A review of the literature was made from which the dimensions. Indicators appeared in the evaluation instrument to be further created. Final Considerations: The Skills Assessment Instrument for supervised internship occupational therapy students was developed to support the supervisory process It also can contribute to the professional practice of supervisors and health professionals in the elaboration of educational content. This instrument will be subject to peer validation at the Federal University of Pernambuco, after this work is completed, and already as a lecturer at the University.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28602
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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