Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28580
Title: Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
Author: Carvalho, Joana Sofia Fernandes
Advisor: Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Keywords: Aldeia de Amiais
Design de comunicação
Comunicação do território
Design para a valorização do território
Marketing e branding territorial
Transmedia storytelling
Defense Date: 2019
Abstract: A presente dissertação procura valorizar e dinamizar o território da Aldeia de Amiais, em Sever do Vouga, através do desenvolvimento da comunicação visual do projeto LOCUS, o qual, ao implementar iniciativas inovadoras, fomenta o posicionamento do território, promovendo as suas características sociais, culturais e económicas e protegendo o seu património e valores. Com a elaboração de pesquisas bibliográficas e aplicação de um momento teórico sobre as premissas do Design de Comunicação, sobre o Design e Território, Transmedia Storytelling e com as informações e análises recolhidas no campo, foi-nos possível desenvolver um trabalho projetual que fomenta a necessidade de comunicação e de valor identitário, explorando o Design como mediador cultural e ferramenta estratégica no desenvolvimento de marcas e territórios. Com o resultado da investigação, foi desenvolvida a identidade do projeto LOCUS, relevando-se os valores do território, de forma a promover o desenvolvimento das suas capacidades socioculturais e intergeracionais. A materialização do projeto implicou o desenho de elementos comunicacionais e informativos e recurso a estratégias Transmedia Storytelling através da aplicação de ferramentas de Transmedia e Marketing que permitiram conferir visibilidade ao projeto e realçar as experiências que se podem realizar no território.
This dissertation aims to value and boost the territory of the Village of Amiais in Sever do Vouga, by developing the visual communication of the LOCUS project, which, by implementing innovative initiatives, fosters the positioning of the territory, promoting its social, cultural and cultural characteristics, protecting their heritage and values. With the elaboration of bibliographical research and the application of a theoretical moment on the premises of Communication Design, Design and Territory, Transmedia Storytelling and with the information and analysis collected from the field, we were able to develop a project work that fosters communication and identity value, exploring Design as a cultural mediator and strategic tool in the development of brands and territories. With the result of the investigation, the identity of the LOCUS project was developed, highlighting the values of the territory, in order to promote the development of its socio-cultural and intergenerational capacities. The materialization of the project involved the design of communicative and informative elements and the use of Transmedia Storytelling strategies, through the use of Transmedia documentary and Marketing tools that allow the project visibility and highlight the experiences that can be realized in the territory.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28580
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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