Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Rui Carlos Ferreira Cavadas dapt_PT
dc.contributor.authorSequeira, Rita Teresa da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2020-05-24T21:16:58Z-
dc.date.available2020-05-24T21:16:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28578-
dc.description.abstractA história do Design é um território muito vasto e repleto de grandes nomes que o exploraram de inúmeras formas, contribuindo para o que é atualmente Design. O desenvolvimento desta disciplina é paralelo aos temas da sua contemporaneidade – económicos, políticos, sociais e culturais - o que permitiu o surgimento de novas questões e perspetivas inovadoras, que resultaram posteriormente nos diversos estilos que caraterizam a sua história, nomeadamente do século XX. O século XXI lida com uma produção desmesurada de informação. Apesar da enorme dificuldade no seu processamento, nunca houve tanta e tão boa informação. Esta quantidade de informação, a dificuldade de seleção e a sua fragmentação provoca um desligamento dos conceitos base da história do Design e dos seus mestres. O tempo está também ele fragmentado. É importante que haja um conhecimento e uma atenção pela herança do Design, sem cair contudo numa repetição acrítica – somos designers da atualidade e não do passado. Deste modo, esta investigação propõe refletir e representar certos momentos do Design do século XX sem a tentação do mimetismo. Partindo da aprendizagem teórica e conceptual da história do Design será possível chegar a novas abordagens teóricas, práticas e projetuais. O objetivo final passa por ser capaz de perceber e interpretar os ideais de cada estilo, através da representação de alguns movimentos do século XX – a Bauhaus, O Estilo Tipográfico Internacional e os Anos 60. Este projeto de carácter interpretativo tem como resultado um artefacto editorial que está diretamente integrado na dissertação. A interpretação das formas permite a formação de consciência sobre o Design, sendo uma ferramenta para qualquer projeto futuro visto que há ideias retiradas de cada movimento que são intemporais e a base para um artefacto de sucesso. É um processo válido para todo o Design e um convite ao estudo.pt_PT
dc.description.abstractDesign History is a very vast territory and full of great names who have explored it in countless ways, contributing to what is Design nowadays. The development of this discipline is parallel to the themes of its contemporaneity – economical, political, social and cultural – that made possible the emergence of new questions and perspectives that resulted subsequently in the many styles that characterize its history, namely on the XX century. The 21st century deals with a disproportionate production of information. Despite the enormous difficulty in its processing, there has never been so much and so good information. This amount of information, the difficulty of selection and its fragmentation causes a detachment from the basic concepts of the history of Design and its masters. Time is also fragmented. The knowledge and attention to the heritage of Design is important, without, however, falling into an uncritical repetition – we are designers of the present, not the past. Thus, this research proposes to reflect and represent certain moments of 20th century Design without the temptation of mimicry. Starting from the theoretical and conceptual learning of the history of Design it will be possible to arrive at new theoretical, practical and project approaches. The main goal is to be able to undersant and interpret the ideals of each style through the representation of some movements from the twentieth century - the Bauhaus, The International Typographic Style and the 1960s. This interpretive project results in an editorial artifact which is directly integrated in the dissertation. The interpretation of the form allows consciousness towards Design. It’s a tool for any future project because there are ideas from each movement that are timeless and useful for a successful artifact. It is a valid process for all Design and an invitation to study.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign editorialpt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectFormapt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.titleA história das formas: interpretação de estilos do design do século XXpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Designpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita Teresa da Silva Sequeira.pdf50.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.