Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/2856
Título: Intercultural English competence for citizenship : a Portuguese study
Autor: Araújo, Sofia Isabel Pereira
Orientador: Moreira, Gillian
Palavras-chave: Ensino de línguas
Comunicação intercultural
Educação para a cidadania
Língua inglesa
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: É reconhecido que o ensino de Línguas Estrangeiras é uma das áreas em que valores de cidadania podem ser desenvolvidos, dada a flexibilidade dos conteúdos que o ensino de línguas envolve, que podem ir desde literatura a debates, a estudo dos media ou actividades diversificadas sobre tópicos de interesse. O Conselho da Europa recomenda o plurilinguísmo como uma ferramenta importante para a educação de cidadania democrática numa Europa plurilingue. Na presente dissertação, irei demonstrar/argumentar que a Língua Inglesa, com a sua natureza pluricentrada e intercultural e a sua predominância como língua mais ensinada nas escolas, terá um papel importante e especial a desempenhar nestes processos. Tomando como base a análise dos manuais mais vendidos em Portugal para o ensino de Inglês e de questionários dados a alunos e professores do 10º e 11º anos, irei argumentar que conteúdos melhor apoiarão uma necessária mudança no ênfase do ensino formal de Inglês, em direcção a um maior envolvimento em assuntos globais/mundiais e um ensino que contemple a educação para uma participação mais activa e habilitada na sociedade. ABSTRACT: It is recognised that foreign language education is one of the areas where citizenship values can be developed, given the flexible content that language teaching involves, which ranges from literature or debates, to media studies or diversified activities on focus topics. Moreover, the Council of Europe recommends plurilingualism as an important tool for educating for democratic citizenship in a multilingual Europe. In this dissertation, I will argue that the English language, with its pluricentric and intercultural nature and its predominance as the most taught language in schools, has an important and special role to play in these processes. On the basis of an analysis of the most sold course books for the teaching of English in Portugal and questionnaires given to students and teachers of the 10th and 11th grades, I will discuss what content might best support a necessary shift in emphasis in the formal teaching of English towards engagement with world issues and an education for a more active and empowered participation in society.
Descrição: Mestrado em Estudos Ingleses
URI: http://hdl.handle.net/10773/2856
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
2011000006.pdf8.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.