Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28565
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dc.contributor.advisorAbreu, Jorge Trinidad Ferraz dept_PT
dc.contributor.advisorPereira, Pedro Miguel dos Santos Beçapt_PT
dc.contributor.authorMuquê, Roberto Fernando de Oliveira Lázaropt_PT
dc.date.accessioned2020-05-23T00:52:21Z-
dc.date.available2020-05-23T00:52:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28565-
dc.description.abstractAs interfaces de Interação por Linguagem Natural destacam-se por serem o tipo de interface mais próximo da comunicação humana. Por esse motivo, a nível de experiência de utilizador, os seus benefícios são claros. Apesar de tal, este tipo de interfaces é também notavelmente conhecido pelos desafios que a sua construção acarreta, em particular, a grande quantidade de dados necessários para que um sistema deste tipo funcione com um nível aceitável de consistência. Um dos métodos emergentes para recolha de dados, que se tem popularizado devido a sua capacidade de recolher uma grande quantidade de dados, em pouco tempo, a custos reduzidos é o Crowdsourcing. O Crowdsourcing trata-se de uma abordagem de inovação que é caracterizada por utilizar a internet para obter conteúdo de uma multidão indefinida de participantes. Esta abordagem é altamente configurável e, por esse motivo, aplicável a um número variado de domínios. Neste estudo, avaliou-se a eficácia da utilização de uma plataforma de Crowdsourcing como método de recolha de dados para construção de datasets de treino de sistemas de Interação por Linguagem Natural com a Televisão Interativa. Desenvolveu-se uma plataforma composta por uma aplicação para telemóvel, através da qual os participantes submeteram dados; e um portal web, para monitorização dos dados recolhidos e gestão dinâmica dos elementos disponíveis na aplicação. Adicionou-se também à plataforma uma componente de gamificação e um mecanismo de atribuição de recompensa monetária, como forma de maximizar o envolvimento dos participantes. Os resultados obtidos nos testes efetuados revelaram que as decisões de implementação tomadas na construção dos elementos de base da plataforma propiciam a recolha de dados de qualidade, com altos níveis de satisfação por parte dos participantes. Os resultados também revelaram, no entanto, que a maximização do potencial de recolha de dados da plataforma está dependente da configuração correta dos seus mecanismos motivacionais, em função do grupo de participantes utilizado.pt_PT
dc.description.abstractNatural Language Interfaces are distinguishably regarded as the closest existing interface to natural human communication. For this reason, when it comes to User Experience, their benefits are clear. Despite that, it is also known that the process of creating such interfaces is extremely challenging in nature, mainly due to the extremely large amounts of high-quality data needed to make them work reliably. Among the different methods used for data collection, the Crowdsourcing approach has become increasingly popular due to its ability to collect large amounts of data, in a short period of time, at reduced costs. Crowdsourcing as a concept is highly customizable and, for that reason, applicable to a wide range of domains, including human speech data collection. This study describes the usage of a Crowdsourcing platform as a data collection tool to help build Natural Language Interfaces for Interactive Television systems. Specifically, the solution implemented during the development of this document was created with the objective of massively collecting oral commands which represent natural interactions with the television. The platform comprised of a mobile application, used by participants to submit data, and a web portal, used for data monitoring and dynamic configuration of the platform’s elements. In addition, the concepts of gamification and monetary reward were introduced as an additional incentive to maximize participant engagement. The results of the evaluation experiment revealed that the combination of the incentive mechanisms and implemented functionalities provided an avenue capable of generating high quality data, with high levels of participant satisfaction. However, the results also revealed that the maximization of the data collection potential of the platform is dependent on the correct configuration of the incentive mechanisms, which can be different, depending on the used Crowd.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrowdsourcingpt_PT
dc.subjectCrowdsourcing contestspt_PT
dc.subjectInteração por linguagem naturalpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectTelevisão interativapt_PT
dc.titleApp de crowdsourcing contest para treinar sistemas de interação por linguagem naturalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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