Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28564
Title: Estudo de user experience de uma interface tangível : o cubo personalizável SIX
Author: Pinho, António Pedro da Silva
Advisor: Vairinhos, Mário
Keywords: Interfaces tangíveis
UX
Televisão
Utilizador sénior
Usabilidade
Impressão 3D
Controlo remoto
Defense Date: 2019
Abstract: Os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel importantíssimo na resposta a problemas do quotidiano. Ao nosso redor é possível constatar cada vez mais dependência da população na tecnologia para desempenhar diversas tarefas do seu dia-a-dia, sejam tarefas que requerem bastantes recursos, sejam as tarefas mais simples. A tecnologia é também importante na resolução de problemas mais amplos e preocupantes para a população. O envelhecimento da população é uma realidade bem presente. Um dos problemas com o qual o público sénior se depara é a degradação da qualidade de vida. Uma maior independência e autonomia ajuda a uma maior integração na sociedade e contribui de forma positiva para o acréscimo dessa qualidade de vida. Neste contexto um dos problemas que pode ser identificado é a dificuldade dos seniores na interação com a TV. A tecnologia pode desempenhar um papel importante na resolução deste problema. A presente investigação estudou um conjunto de Tecnologias e cenários que podem constituir soluções alternativas ao telecomando na experiência de interação entre o público sénior e a TV. Esta investigação está dividida em várias etapas, cada uma com a sua metodologia e objetivos. Inicialmente, foi objetivo conhecer os hábitos deste público na sua interação com a TV e, posteriormente, a investigação entrou numa fase de procura e desenvolvimentos de soluções para este problema. Foi levado a cabo um estudo caso de base etnográfica a um protótipo funcional (SIX). Este estudo teve resultados positivos e promissores, o que leva a concluir que o uso de um cubo (interface tangível) pode constituir numa melhoria da interação entre seniores e TV.
Technological advances have played a major role in responding to everyday problems. All around us, there is an increasing dependence on technology for the population, to perform various tasks of their daily lives, either tasks that require a lot of resources or simpler tasks. Technology is also important in solving broader and worrisome problems for the population. The aging of the population is a very present reality. One of the problems the senior public faces is the degradation of quality of life. Greater independence and autonomy helps to a better integration into society and contributes positively to the enhancement of this quality of life. In this context, one of the problems that can be identified is the difficulty of seniors in interacting with TV. Technology can play an important role in solving this problem This research has studied a set of Technologies and scenarios that may constitute alternative solutions to the remote control in the experience of interaction between the senior public and TV, This research is divided into several steps each with its methodology and objectives. Initially it was objective to know the habits of this audience in their interaction with TV and later the investigation entered a phase of search and development of solutions to this problem An ethnographic case study was conducted on a functional prototype (SIX). This study had positive and promising results, which leads to the conclusion that the use of a cube (tangible interface) may constitute an improvement in the interaction between seniors and TV.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28564
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
António Pedro da Silva Pinho.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.