Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28544
Title: Elementos do jazz no choro: análise de elementos jazzísticos na composição, improvisação e instrumentação do choro
Author: Santos Neto, Henrique Lima
Advisor: Cordeiro, Luís Alberto
Keywords: Choro
Jazz
Cultura
Brasil
Estados unidos
Interação
Defense Date: 2019
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar algumas contribuições estéticas que o choro incorporou do jazz, em decorrência do diálogo entre esses dois domínios musicais promovido por determinados músicos, sobretudo nas áreas da composição, improvisação e instrumentação. A interação entre choro e jazz pode ser observada desde o final da década de 1920 em algumas composições de Pixinguinha. Outros importantes compositores de choro como Garoto e Radamés Gnatalli também incorporaram elementos jazzísticos em suas obras bem como em seu modo de tocar. Ao longo da pesquisa nos deparamos com outras decorrências da aproximação entre choro e jazz como uma significativa transformação na postura dos músicos de choro em relação à atitude durante suas performances. Constatou-se ainda que a mencionada convivência entre choro e jazz tem desencadeado um processo de expansão das fronteiras do choro tanto estilísticas como territoriais, já que hoje ele vem sendo tocado, composto e apreciado não só no Brasil como em diversos pontos do mundo.
This study aims to identify some aesthetic contributions that choro music has incorporated from jazz, as a result of the dialogue between these two musical domains promoted by certain musicians especially in the composition, improvisation and instrumentation. The interaction between choro music and jazz can be observed since the 1920 decades in some Pixinguinha’s pieces. Other important choro composers such as Garoto and Radamés Gnatalli also incorporated jazz elements in some of their compositions and in their musical interpretation as well. Throughout the research we also identified other consequences between this interaction such as a significant modification on the choro players posture and attitude during the performances besides realized that the mentioned interaction between choro music and jazz have been promoted an expansion process in choro’s aesthetic boundaries and territorial as well, once choro has been playing, composed and appreciated not only in Brazil but abroad.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28544
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Lima Santos Neto.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.