Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28539
Title: Vitrinas e design emocional: possíveis conexões com a moda popular
Author: Pinto, Syomara dos Santos Duarte
Advisor: Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Cunha, Joana Luísa Lourenço
Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Keywords: Design emocional
Emoções
Vitrinas
Classes populares e moda popular
Defense Date: Jan-2020
Abstract: A industrialização e a distribuição dos bens e serviços ocorreram de maneira não uniforme através dos tempos. Nações estabelecidas como desenvolvidas apresentam estratificações socioeconômicas menos desiguais. Países em desenvolvimento, ao contrário, têm em populações de baixa renda grande parte de seus cidadãos. Por sua vez, a evolução da prática do design ultrapassou o desenvolvimento material e de valores objetivos e físicos para aportar no universo simbólico e sensorial. Com essa ampliação de recursos, os projetos e seus resultados incluíram as emoções e os valores intangíveis, considerados pelo design emocional imprescindíveis à concepção. A prática de projeto de vitrinas por designers e a percepção do público revelam-se neste estudo os caminhos para traçar um mapa visual de emoções positivas e um roteiro, que vem ao encontro da questão de investigação: como o design emocional influencia o projeto da vitrina de moda popular e a percepção do público? Um dos setores fortes de produção do Brasil é o setor de moda, voltado quase completamente para o mercado interno. Fortaleza, cidade do nordeste brasileiro, destaca-se como produtora de moda popular e este trabalho foca nesse setor de empreendimentos populares. Assim, busca-se desenvolver, com base no mapa visual e no roteiro, projeto fundamentado em emoções positivas para alinhar a cadeia de produção de moda popular e os usuários. De caráter qualitativo e quantitativo, a investigação realizou, para a coleta de dados, grupos focais, entrevistas e questionários. Após a coleta de dados, foi executado um projeto de vitrina partir do mapa visual e roteiro de emoções positivas. Para avaliar e medir as emoções envolvidas em tal projeto utilizou-se uma das ferramentas de teste do design emocional. Os resultados confirmam o alinhamento dessas diretrizes, e medidas apontam em escala como as emoções se refletem na relação entre usuário e do espaço de exposição.
The industrialization and distribution of goods and services occurred unevenly over time. Nations established as developed have less unequal socioeconomic stratifications. Developing countries, on the contrary, have a large part of their citizens in low-income populations. On the other hand, the evolution of the design practice surpassed the material development as well as objective and physical values to contribute in the symbolic and sensorial universe. With this broadening of resources, the projects and their results included the intangible emotions and values considered essential to conception by the emotional design. The practice of designing showcases by designers and the public perception reveal in this study the ways to draw a visual map of positive emotions and a script that comes to the research question: how does emotional design influence the design of the showcase popular fashion and public perception? One of the strong sectors of Brazil production is the fashion sector, geared almost entirely to the domestic market. Fortaleza, a Brazilian northeastern city, stands out as a popular fashion producer and this work focuses on this sector of popular enterprises. Thus, it is sought to develop, based on the visual map and the script, a design based on positive emotions to align the popular fashion production chain and users. Qualitative and quantitative in nature, the research carried out, for the data collection, focal groups, interviews and questionnaires. After the data collection, a showcase project was executed from the visual map and script of positive emotions. To evaluate and measure the emotions involved in such a project was used an emotional design testing tool. The results confirm the alignment of these guidelines, and measures point to the effect as the use of emotions are reflected in the relationship between user and the exposure space.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28539
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Syomara dos Santos Duarte Pinto.pdf13.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.