Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28493
Title: | A descoberta da Sala Verde: estratégias lúdicas de iniciação e comunicação musical com crianças do ensino pré-escolar |
Author: | Costeira, Carla Daniela Martins |
Advisor: | Rodrigues, Paulo Maria |
Keywords: | Iniciação musical no ensino pré-escolar Brincar na aprendizagem Comunicação através da música Estratégias e recursos musicais não convencionais Saxofone |
Defense Date: | 18-Dec-2019 |
Abstract: | O presente relatório está dividido em duas partes. A primeira parte descreve a implementação do Projeto Educativo desenvolvido com a participação das 20 crianças da Sala Verde, do Ensino Pré-Escolar, do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca, ao longo de cinco meses. Numa primeira fase, foram realizadas sessões de iniciação e contacto musical, usando estratégias e recursos que envolviam jogos/brincadeiras e instrumentos não convencionais. Posteriormente, foquei a minha intervenção em três meninos com problemas de comunicação verbal, através da criação de estratégias lúdicas que permitiram a comunicação através da música.
A segunda parte deste relatório, descreve a componente de Prática de Ensino Supervisionada (saxofone), realizada durante o ano letivo 2018/2019 na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. This report is divided in two parts. The first part describes the implementation of a 5 month long project with 20 children attending the kindergarten class Sala Verde from Centro Paroquial e Social de Santa Marinha in Avanca. The work started with sessions of musical contact and music initiation using a variety of strategies and resources such as games, play and non-conventional instruments. Subsequently, the work focused on a smaller group of three children with verbal communication problems, aiming at, the creation of ludic strategies that allowed a new way to communicate: musically. The second part of this report describes the practical component (saxophone) of the Supervisioned Teaching, taking place in 2018 / 2019 at the Artistic School of the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28493 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.