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http://hdl.handle.net/10773/28483
Title: | Sustentabilidade ambiental e políticas educativas locais: do planeamento à implementação: o caso do município de Vila Nova de Gaia |
Author: | Rocha, José Filipe da Silva |
Advisor: | Pires, Sara Margarida Moreno |
Keywords: | Sustentabiidade ambiental Políticas educativas ambientais Educação ambiental Estratégias municipais Governo local |
Defense Date: | 2019 |
Abstract: | O ser humano agiu, durante décadas, sem pensar no impacto dos seus
comportamentos para o meio ambiente, consumindo exageradamente recursos
naturais, poluindo os ecossistemas e degradando os habitats naturais de outras
espécies. Se queremos evoluir, devemos concretizar grandes mudanças no
nosso estilo de vida, e de facto, estas não passam exclusivamente por uma
maior valorização económica do ambiente ou pela inovação tecnológica.
Transpõem, antes, uma necessidade em informar e melhor consciencializar as
diferentes populações do mundo a adotar, diariamente, comportamentos
sustentáveis através de uma participação cívica, ativa e criativa, que contribua
para a evolução e futuro do planeta.
Com este relatório de estágio pretendemos construir uma reflexão recente, de
resposta à inexistência de estudos académicos sobre sustentabilidade
ambiental e políticas educativas locais em Portugal, através do estudo de caso
do município de Gaia. Desta forma, quisemos compreender o papel do município
no desenho e implementação de políticas de sustentabilidade ambiental e de
educação ambiental, a fim de perceber os seus impactos e a sua importância
para uma maior consciencialização da população, de modo a ser alcançado um
Desenvolvimento Local Sustentável.
Para tal, utilizamos uma metodologia mista, recorrendo à aplicação de um
inquérito por questionário aos docentes de 1.º ciclo do ensino básico, principais
recetores das ações de informação e sensibilização ambiental promovidas pelo
município, de modo a entender as preocupações ambientais, as práticas
quotidianas por si adotadas e a sua perceção sobre as campanhas. Por outro
lado, usamos entrevistas semiestruturadas para perceber a visão dos técnicos
formadores quanto às políticas levadas a cabo pelo município, mas também
para entender a adesão das escolas, o comportamento dos alunos e os desafios
atuais e, de futuro, para as políticas de EA no município de Gaia.
Esperamos, a partir da análise deste estudo de caso, fazer um conjunto de
recomendações de possíveis novas formas de aprendizagem para a
prossecução de um DS, que se adapte às necessidades locais e da população. For decades, human beings acted without thinking about the impact of their behaviors on the environment, consuming excessively natural resources, polluting ecosystems and degrading the natural habitats of other species. If we want to evolve, we must make major changes in our lifestyle, and in fact, these do not exclusively involve greater social and economic appreciation for the environment or technological innovation. Rather, there is a need to inform and raise awareness among the world's different populations to adopt sustainable behaviors daily through active, creative civic participation that contributes to the evolution and future of the planet. With this internship report we intend to build a recent reflection, in response to the lack of academic studies on environmental sustainability and local educational policies, through the case study of the municipality of Gaia. Thus, we wanted to understand the role of the municipality in the design and implementation of policies of environmental sustainability and environmental education, in order to understand their impacts and their importance for greater awareness of the population, in order to achieve Sustainable Local Development. We used a mixed methodology, with the application of a survey to teachers, main recipients of the information and environmental awareness actions promoted by the municipality, with the objective of understanding the environmental concerns, the daily practices adopted by them and their perception. about the campaigns. On the other hand, semi-structured interviews were used to understand municipal officials' views on local government policies, but also to understand school adherence, student behavior, and current and future challenges of AE policies at the local level. We hope from the analysis of this case study to make a set of recommendations for new forms of learning that meet local and population needs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28483 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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