Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28483
Title: Sustentabilidade ambiental e políticas educativas locais: do planeamento à implementação: o caso do município de Vila Nova de Gaia
Author: Rocha, José Filipe da Silva
Advisor: Pires, Sara Margarida Moreno
Keywords: Sustentabiidade ambiental
Políticas educativas ambientais
Educação ambiental
Estratégias municipais
Governo local
Defense Date: 2019
Abstract: O ser humano agiu, durante décadas, sem pensar no impacto dos seus comportamentos para o meio ambiente, consumindo exageradamente recursos naturais, poluindo os ecossistemas e degradando os habitats naturais de outras espécies. Se queremos evoluir, devemos concretizar grandes mudanças no nosso estilo de vida, e de facto, estas não passam exclusivamente por uma maior valorização económica do ambiente ou pela inovação tecnológica. Transpõem, antes, uma necessidade em informar e melhor consciencializar as diferentes populações do mundo a adotar, diariamente, comportamentos sustentáveis através de uma participação cívica, ativa e criativa, que contribua para a evolução e futuro do planeta. Com este relatório de estágio pretendemos construir uma reflexão recente, de resposta à inexistência de estudos académicos sobre sustentabilidade ambiental e políticas educativas locais em Portugal, através do estudo de caso do município de Gaia. Desta forma, quisemos compreender o papel do município no desenho e implementação de políticas de sustentabilidade ambiental e de educação ambiental, a fim de perceber os seus impactos e a sua importância para uma maior consciencialização da população, de modo a ser alcançado um Desenvolvimento Local Sustentável. Para tal, utilizamos uma metodologia mista, recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário aos docentes de 1.º ciclo do ensino básico, principais recetores das ações de informação e sensibilização ambiental promovidas pelo município, de modo a entender as preocupações ambientais, as práticas quotidianas por si adotadas e a sua perceção sobre as campanhas. Por outro lado, usamos entrevistas semiestruturadas para perceber a visão dos técnicos formadores quanto às políticas levadas a cabo pelo município, mas também para entender a adesão das escolas, o comportamento dos alunos e os desafios atuais e, de futuro, para as políticas de EA no município de Gaia. Esperamos, a partir da análise deste estudo de caso, fazer um conjunto de recomendações de possíveis novas formas de aprendizagem para a prossecução de um DS, que se adapte às necessidades locais e da população.
For decades, human beings acted without thinking about the impact of their behaviors on the environment, consuming excessively natural resources, polluting ecosystems and degrading the natural habitats of other species. If we want to evolve, we must make major changes in our lifestyle, and in fact, these do not exclusively involve greater social and economic appreciation for the environment or technological innovation. Rather, there is a need to inform and raise awareness among the world's different populations to adopt sustainable behaviors daily through active, creative civic participation that contributes to the evolution and future of the planet. With this internship report we intend to build a recent reflection, in response to the lack of academic studies on environmental sustainability and local educational policies, through the case study of the municipality of Gaia. Thus, we wanted to understand the role of the municipality in the design and implementation of policies of environmental sustainability and environmental education, in order to understand their impacts and their importance for greater awareness of the population, in order to achieve Sustainable Local Development. We used a mixed methodology, with the application of a survey to teachers, main recipients of the information and environmental awareness actions promoted by the municipality, with the objective of understanding the environmental concerns, the daily practices adopted by them and their perception. about the campaigns. On the other hand, semi-structured interviews were used to understand municipal officials' views on local government policies, but also to understand school adherence, student behavior, and current and future challenges of AE policies at the local level. We hope from the analysis of this case study to make a set of recommendations for new forms of learning that meet local and population needs.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28483
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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