Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarker, Anthony Davidpor
dc.contributor.authorFonseca, Ana Paula de Oliveira Carvalhopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:52Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:52Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2845-
dc.descriptionMestrado em Estudos Inglesespor
dc.description.abstractEsta tese visa a análise e conclusão sobre uso da linguagem, das relações depoder e da inter-relação entre pessoas do mesmo ou de diferente sexo nas peças mais relevantes da fase intermédia da carreira do dramaturgo DavidMamet. Para dar cumprimento a esta tarefa, iniciarei com uma contextualizaçãohistórica do autor e do teatro na América do Norte dos anos setenta aos anos noventa. Seguidamente, procederei à análise do estilo linguístico de Mamet. Aqui incidirei sobre o estilo do autor relativamente à construção das cenas, dodiálogo, e das suas especificidades linguísticas, tal como a gramática, a sintaxe, o ritmo, a velocidade (o andamento), a prosódia, o recurso à invectiva, à profanidade, ao calão e à linguagem demótica, para concluir sobre a suafunção. De seguida, debruçar-me-ei sobre o modo como as relações de poder são estabelecidas nas peças em apreço. Numa primeira instância, apresentarei osresultados de uma pesquisa sobre os elementos passíveis de constituíremfontes de poder, depois analisarei a forma como as personagens masculinasestabelecemrelações de poder com os seus pares e com as personagens dosexo oposto, para de seguidame debruçar sobre o como e o porquê da transformação de carácter e linguística que se opera em duas daspersonagens principais destas peças. Finalmente, procederei à caracterização da linguagem da masculinidade nas peças, das figuras masculinas e femininas, bem como da natureza da polarização das figuras masculinas e das figuras masculinas versus femininas. ABSTRACT: This thesis aims to analyse Mamet’s mid-career as a playwright and his object of drama through the study of five of his most acclaimed plays of the time. To accomplish my task I am going to provide a historical contextualization ofthe author and of theatre in the 1970s up until the early 1990s America. Then, I am going to carry out a thorough analysis of Mamet’s linguistic style.Here, I will study Mamet’s approach to dialogue and scene setting/building, andhis linguistic specificities such as the use of invective, profanity, grammar, syntax, rhythm, pace, prosody, jargon and demotic language, to concludeabout their effects. After that,I am going to analyse how power relations are established in theplays. First, I am going to present the results of my research onwhat can constitute symbols of power; second, I am going to analyse how men establishpower relations with one another and with women; and third, I am going to account for how and why two major characters in these plays undergo alinguistic and character transformation. Finally, I am going to characterize the language of masculinity in the plays, themale and female figures and the nature of male-male and male-female polarization.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232273por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudos inglesespor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectTeatropor
dc.titleLanguage, power and gender in the plays of David Mametpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010000706.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.