Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Patrícia Catarina de Sousa ept_PT
dc.contributor.authorVicente, João Filipe Rosáriopt_PT
dc.date.accessioned2020-05-07T17:23:39Z-
dc.date.available2020-05-07T17:23:39Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28427-
dc.description.abstractA utilização das redes sociais alterou significativamente as formas de comunicação existentes. No que diz respeito à comunicação política, os social media têm vindo a revelar-se veículos essenciais na comunicação com o eleitorado. As redes sociais surgem associadas a um amplo conjunto de benefícios, desde o aumento de transparência, rapidez de comunicação e obtenção de feedback, ligação e proximidade aos cidadãos. No contexto atual, as lideranças políticas tendem a privilegiar os social media na sua comunicação com os cidadãos, sobretudo na tentativa de chegarem a públicos mais jovens, comunicarem os seus pontos de vista e a conseguirem maior mobilização, sobretudo em períodos eleitorais. Em paralelo, o recurso às redes sociais sugere um aumento da personalização da política – em detrimento da saliência da vida partidária e política, reforçando a importância da comunicação centrada nos candidatos, o que tem potenciais consequências em termos do funcionamento dos modelos democráticos. Se este efeito é visível ao nível central, intensifica-se quando consideramos as dinâmicas locais, tendo em conta a concentração de poder na figura dos presidentes de câmara, conduzindo a um fenómeno a que a literatura chama de presidencialização do sistema autárquico. Apesar da profícua investigação recente sobre a utilização das redes sociais em contextos políticos, existem escassas evidências relativamente à utilização individual das redes sociais (por oposição à utilização coletiva por partidos ou organizações). Adicionalmente, a investigação tem-se focado sobretudo na análise dos padrões de atividade, negligenciando o conteúdo da comunicação. Esta dissertação pretende contribuir para a investigação sobre comunicação política, apresentando a análise dos padrões de atividade dos presidentes de câmara portugueses e interação com os seus seguidores. Adicionalmente, procura-se analisar a saliência e determinantes da comunicação com conteúdo personalizado (focado nas características e história individual dos presidentes), por oposição a conteúdo político e partidário, relacionado com a sua atividade enquanto líder político e presidente de câmara. Os resultados sugerem que a atividade dos presidentes de câmara pode ser explicada pela influência da capacidade económica do município, pela competição eleitoral e pela dimensão populacional do município. A comunicação personalizada é potencialmente explicada, pela competição eleitoral e pela partidarização. Por fim, o conteúdo político e partidário tende a ser mais saliente entre os presidentes com maior experiência no exercício do cargo.pt_PT
dc.description.abstractThe use of social networks has significantly changed existing forms of communication. As far as political communication is concerned, social media has proved to be a crucial vehicle in communicating with the electorate. Social networks are associated with a wide range of benefits, from increased transparency, faster communication and gaining feedback, connection and proximity to citizens. Currently, political leaders tend to favor social media in their communication with citizens, especially trying to reach younger audiences, communicate their views and achieve greater mobilization, particularly in election periods. At the same time, the use of social networks suggests an increase in personalization of politics – to the detriment of partisan and political life, reinforcing the importance of candidate-centered communication, which has potential consequences in terms of the functioning of democratic models. If this effect is visible at the central level, it is certainly more visible within local dynamics, taking into account the concentration of powers in the figure of mayors. This phenomenon has been defined as the presidentialization of the local government. Despite the extant recent research on the use of social networks in political contexts, there is little empirical evidence on the use of social networks by individual political actors (as opposed to the collective use by parties or administrative organizations). Additionally, research has been mainly focused on the analysis of activity patterns, neglecting the content of communication. This research seeks to contribute to the research on political communication, presenting the analysis of the activity patterns of the Portuguese mayors and patterns of interaction with their followers. Additionally, it seeks to analyze the salience and determinants of communication with personalized content (focused on the individual characteristics and history of mayors), as opposed to political and partisan content, related to their activity as political leaders and mayors. Empirical results suggest that the activity of the mayors may be explained by the influence of municipalities’ economic capacity, electoral competition and the population size of the municipality. Personalized communication emerges as potentially explained by electoral competition and partisanship affiliation of mayors. Finally, political and partisan content information shared on social media tends to be more salient among presidents with more experience in office.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação políticapt_PT
dc.subjectComunicação político-partidáriapt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectPersonalizaçãopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.titlePresidentes de câmara nas redes sociais: padrões e determinantes no contexto portuguêspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ciência Políticapt_PT
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.