Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Luís Souto dept_PT
dc.contributor.authorMedina, Marlene Priscila Guerreiro Ferreirapt_PT
dc.date.accessioned2020-05-06T12:47:36Z-
dc.date.available2020-05-06T12:47:36Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28400-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a usar as Ciências Forenses como estratégia educativa no combate ao abandono escolar e ao desinteresse nas CTEM identificados no sistema educativo. O Projeto Euro4science 2.0, no qual esta dissertação de Mestrado se enquadra, e sempre explorando o efeito “CSI” nas escolas, tem como objetivo elaborar protocolos de atividades científicas com uma vertente forense, que permitam abordar na sala de aula de forma dinâmica e interativa as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que fazem parte do plano curricular do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A “Mala Forense” conta com material e manuais de apoio à realização das atividades propostas, e no âmbito deste trabalho, nas temáticas acima indicadas, foram elaboradas: contextualizações teóricas para cada temática, sugestões de estudo de casos forenses reais, os próprios protocolos das atividades e questionários finais para consolidação de conhecimentos dos alunos. Foi efetuada uma avaliação da “Mala Forense” através da realização de inquéritos de opinião a alunos e docentes, assim como inquéritos de avaliação pedagógica das atividades nas temáticas do Ambiente e da Saúde.pt_PT
dc.description.abstractThe present work seeks to address the Forensic Sciences as an educational strategy in the fight against school drop-out and disinterest in STEM identified in the educational system. The Euro4Science 2.0 Project, which integrates this master’s thesis, and always exploring the "CSI" effect in schools, aims to elaborate protocols of scientific activities with a forensic approach, that allows to address in the classroom, in a dynamic and interactive way, the Environmental Education and Health Education thematic that are part of the curriculum in pre-school, 1st, 2nd and 3rd cycles of middle school and high school education. The "Forensic Toolbox" has material and manuals to support the proposed activities, and in the scope of this work, the following topics were elaborated: theoretical contextualization for each subject, suggestions of real forensic cases, protocols of the activities and final questionnaires to consolidate students' knowledge. An evaluation of the "Forensic Toolbox" was carried out by conducting opinion inquiries for students and teachers, as well as inquiries for pedagogical evaluation of activities in the themes of Environment and Health.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEuro4Science 2.0pt_PT
dc.subjectCiências Forensespt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectEducação para a Saúdept_PT
dc.subjectEstratégia educativapt_PT
dc.subjectMala Forensept_PT
dc.titlePropostas de educação para a saúde e educação ambiental numa estratégia educativa com base nas ciências forensespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Biologia Aplicadapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlene_Priscila_Guerreiro_Ferreira_Medina.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.