Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28399
Title: A infografia como ferramenta de divulgação científica: o caso do herbicida Glifosato
Author: Ataíde, Marcela Gomes
Advisor: Correia, Fernando
Loureiro, Susana Patrícia Mendes
Keywords: Comunicação científica
Ilustração científica
Linguagem visual
Infográficos
Agroquímicos
Glifosato
Defense Date: Dec-2019
Abstract: A comunicação de ciência é um fator preponderante para a evolução do pensamento crítico e para o exercício da cidadania. As atuais possibilidades de transmissão e transferência de informação permitem uma difusão (disseminação e divulgação) mais eficaz do conhecimento científico e, consequentemente, através da conscientização, um maior envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões. Com este projeto, pretende-se criar um modelo de comunicação visual que contribua para uma melhor e mais consistente divulgação do conhecimento científico a um público mais abrangente e não especializado. A ilustração científica é empregue como um recurso visual contributivo no aumento da eficácia do processo de compreensão e assimilação, na interpretação e na memorização de dados resultantes da investigação científica. O desenvolvimento de infográficos baseados na transposição de dados científicos para uma representação mais gráfica faz parte do seu domínio. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os aspetos conceituais que relacionam a divulgação científica com o uso de recursos visuais, bem como o caráter informativo, argumentativo e pedagógico da ilustração científica e dos infográficos. Em seguida e recorrendo à elaboração de textos e imagens para artigos, analisa-se a relevância potencial deste modelo na capacidade de análise e compreensão dos conteúdos e problemáticas complexas por um público não especializado.
The communication of science is a major factor for the evolution of critical thinking and the exercise of citizenship. The current possibilities for the transmission and transfer of information allow a more effective diffusion (dissemination and divulgation) of scientific knowledge and, consequently through awareness, greater involvement of citizens in decision making. This project aims to create a visual communication model that contributes to a better and more consistent divulgation to a broader and unskilled audience. Scientific illustration is used as a visual resource that contributes in increasing the efficiency of the process of understanding, assimilating, interpreting and memorizing data resulting from scientific research. The development of infographics based on the transposition of scientific data to a more graphical representation is part of its domain. First, a bibliographical research was carried out on the conceptual aspects that relate scientific communication with the use of visual aids, as well as the informative, argumentative, and pedagogical character of scientific illustration and infographics. Then, using the elaboration of texts and images for articles, we analyze the potential relevance of this model in the ability to analyze and understand complex contents and problems by a non-specialized public.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28399
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

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