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http://hdl.handle.net/10773/28387
Title: | The effects of a combined neurolinguistic intervention for primary progressive aphasia |
Other Titles: | Eficácia de uma abordagem integrada de intervenção neurolinguística na afasia progressiva primária |
Author: | Cadório, Inês Ribeiro |
Advisor: | Lousada, Marisa Lobo Figueiredo, Daniela Maria Pias de Martins, Paula Maria Vaz |
Keywords: | Primary progressive aphasia New technologies Quality of life Anomia Neurolinguistic intervention |
Defense Date: | 30-Jan-2020 |
Abstract: | In the past few years, primary progressive aphasia has been acknowledged as
an emerging field of practice. Considered a neurodegenerative-based
syndrome, primary progressive aphasia requires a singular pathway that
addresses the associated characteristics of the syndrome. Among the several
treatment approaches that have been investigated, behavioural interventions
seem to offer some promise. Despite evidence suggests that intervention
should capitalize on spared language abilities and improve communication
performance to increase functioning levels, a large number of interventions has
focused on remediating impaired skills. Accordingly, the present work aimed to
design, implement and evaluate the effects of an intervention that targets the
maintenance of a core vocabulary and the training of communication strategies
along with the use of augmentative and alternative communication devices.
Particularly, this case report aimed to analyse the effect of a neurolinguistic
intervention on naming performance for trained and untrained words, and
quality of life.
Two patients diagnosed with primary progressive aphasia participated in this
study that took place over the period of five months. Data collection occurred
before intervention, during intervention every two-week interval, immediately
after the intervention and one month after treatment was complete. Outcome
measures consisted of formal and standardized instruments, adapted and
validated to Portuguese population.
The intervention approach used in this study produced a limited but promising
impact on participants. One participant improved naming accuracy and both
participants retained therapy gains. Several methodological aspects limited the
outcomes representativeness and generalization of conclusions to clinical
practice, namely the reduced number of participants, the presence of different
diagnosis and the design.
This study provides preliminary data on the effects of combined intervention
approaches and their impact on patients’ quality of life. The involvement of
close family members on therapy sessions is highlighted as beneficial. A afasia progressiva primária tem sido reconhecida como uma área de intervenção emergente nos últimos anos. Considerando-se uma síndrome de origem neurodegenerativa, a afasia progressiva primária requer uma resposta diferenciada que vá ao encontro das características inerentes a esta condição. Várias abordagens de intervenção têm sido exploradas, de entre as quais se destacam as intervenções comportamentais, pelos resultados promissores que têm oferecido. Embora se defenda cada vez mais que a intervenção se deva focar na manutenção de competências linguísticas residuais e na maximização das competências comunicativas, no sentido de aumentar os níveis de funcionalidade da pessoa, grande parte das intervenções têm valorizado a reaprendizagem de competências perdidas. Neste sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo desenhar, implementar e avaliar os efeitos de uma intervenção que promove a manutenção de um vocabulário funcional e o treino de estratégias comunicativas a par da utilização de meios de comunicação aumentativa e alternativa. Especificamente, este estudo de caso visou analisar o efeito de uma intervenção neurolinguística na capacidade de nomeação de palavras treinadas e não treinadas, e qualidade de vida. Dois pacientes diagnosticados com afasia progressiva primária participaram no estudo que teve uma duração total de cinco meses. Foram recolhidos dados antes da intervenção, durante a intervenção a cada duas semanas, imediatamente após a intervenção e um mês após o fim do tratamento. Para tal foram utilizados instrumentos de medida formais e estandardizados, adaptados e aferidos à população portuguesa. A abordagem de intervenção implementada teve um impacto limitado, mas promissor, nos participantes. Registou-se uma melhoria das competências de nomeação num dos casos, e manutenção de competências adquiridas em ambos os casos. Vários fatores metodológicos limitaram a representatividade dos resultados obtidos e aplicabilidade das conclusões à prática clínica, nomeadamente o reduzido número de participantes, a heterogeneidade no diagnóstico e o desenho do estudo. Os resultados deste estudo providenciam dados preliminares acerca do efeito de abordagens integradas de intervenção e impacto na qualidade de vida das pessoas com afasia progressiva primária. Destaca-se a importância do envolvimento de familiares diretos nas sessões terapêuticas, como fator facilitador. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28387 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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