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dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt_PT
dc.contributor.advisorNatividade, Maria dept_PT
dc.contributor.authorKamuele, Luíspt_PT
dc.date.accessioned2020-05-05T08:35:18Z-
dc.date.available2020-05-05T08:35:18Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28353-
dc.description.abstractA formação inicial de professores é tida como uma fase muito importante para dotar os futuros professores de ferramentas adequadas visando a aquisição de uma boa qualidade de conhecimento didático-científico e didático-matemático. O estudo tem como questão de investigação central: o que é que mudou no curso de Formação de professores de Matemática/Física na escola do Magistério do Namibe, com a implementação das orientações expressas no eixo 8 do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola? O percurso de investigação, de natureza mista, foi desenvolvido incidindo em três focos fundamentais: (i) opiniões dos professores sobre as mudanças no curso de formação de professores de Matemática/Física; (ii) idoneidade didática do programa de Metodologia de ensino de Matemática, do Curso de formação de professores de Matemática/Física e (III) Conhecimentos Didático-Matemático mobilizados pelos estudantes do referido curso. A fundamentação teórica centrou-se nos conceitos da teoria do Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e ensino da Matemática. Os dados qualitativos e quantitativos recolhidos, foram, respectivamente, objeto de tratamento através das técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística simples. Da análise e discussão dos resultados da primeira parte do estudo, concluiu-se que houve poucas mudanças no curso de Formação de professores de Matemática/Física, pois que na pesquisa realizada, constatou-se que existem fragilidades ao nível do cumprimento das orientações expressas no eixo 8, no tocante à revisão dos programas, elaboração de novos programas, elaboração de materiais didáticos para a formação inicial de professores de Matemática/Física, assim como a implementação e seguimento de fundamentos da abordagem por competências nas práticas de sala de aula. Da análise do programa de Metodologia de Ensino da Matemática, concluiu-se que o mesmo tem pouca idoneidade didática, pois que, na faceta epistémica, não se menciona o problema de desenho, implementação e análise (retrospectiva) de experiências de aprendizagem e não são visíveis aspetos relacionados com a abertura à inovação didática e à prática reflexiva (faceta cognitiva). Por outro, não faz referência de como motivar os futuros professores de Matemática/Física para a profissão de professor (Faceta afectiva); não faz menção a recursos didáticos utilizáveis no processo de ensino aprendizagem (faceta mediacional), nem tão pouco faz menção à resolução de problemas e/ou das tarefas de investigação em relação ao desenho de unidades temáticas. Da análise dos resultados do questionário inicial sobre o Conhecimento Didático-Matemático aplicado aos estudantes do curso de formação de professores de Matemática/Física, constatou-se debilidades ao nível do conhecimento matemático e didático, no âmbito da Álgebra, pois que, encontrou-se um elevado número das respostas incorretas nas questões sobre estruturas, funções e modelação na resolução de exercícios de Álgebra. Estas debilidades foram parcialmente ultrapassadas após a realização de uma ação formativa sobre este tópico, no entanto as dificuldades persistiram ao nível da modelação matemática. Neste contexto, os resultados deste estudo mostram que há necessidade dos futuros professores de Matemática/Física de terem uma formação adequada que lhes permita desenvolver competências didático-matemático em atividades que envolvem a Álgebra (um dos tópicos de ensino de maior relevo nos currículos de Matemática do 1.º Ciclo em Angola), assim como a competência de integrar o conhecimento dos conteúdos matemáticos e a especificidade do que se vai ensinar. Em função das debilidades identificadas nesta pesquisa, apresentam-se orientações a ter em consideração na elaboração de um novo programa de Metodologia de Ensino de Matemática para o curso de Formação de professores de Matemática/Física da escola do Magistério do Namibe, tendo em conta o processo de revisão e adequação curricular em Angola 2018-2025 em curso no País.pt_PT
dc.description.abstractInitial teacher education is considered a very important phase to provide future teachers with adequate tools with the aim of acquiring a good quality of didactic-scientific and didactic-mathematical knowledge. The central research question of the present study is: what changed in the Mathematics Training Course/Physics Teachers at the Namibe Magisterium School, with the application of the guidelines expressed in axis 8 of the Teacher Training Plan in Angola? The research path developed was mixed, focusing on three key approaches:: (i) teacher opinions on changes in the course of training mathematics/physics teachers; (ii) didactic suitability of the Mathematical Teaching Methodology program, the math/physics teacher training course and (III) didactic-mathematical knowledge mobilized by students in that course. The theoretical framework is Onto-Semiotic Approach of mathematical knowledge for teaching. The qualitative and quantitative data collected were, respectively, processed using content analysis and statistical analysis statistical analysis techniques. From the analysis and discussion of the results of the first part of the study, it was concluded that there were few changes in the Mathematics / Physics Teacher Training course, since in the research carried out, it was found that there are weaknesses in terms of compliance with the guidelines expressed in Axis 8, regarding the revision of the programs, the elaboration of new programs, the elaboration of didactic materials for the initial formation of Mathematics / Physics teachers, as well as the implementation and follow-up of the competences approach in classroom practices. The analysis of the Mathematical Teaching methodology program concluded that it has little didactic suitability, since, in the epistemic aspect, the problem of the design, implementation and (retrospective) analysis of learning experiences and aspects related to openness to didactic innovation and reflexive practice (cognitive facet) are not visible. On the other hand, it does not refer to how to motivate future math/physical teachers for the teaching profession (Affective Facet); it does not mention the teaching resources that can be used in the learning teaching process (mediational facet), nor does it mention problem-solving and/or research tasks in relation to the design of thematic units. From the analysis of the results of the initial questionnaire on Knowledge on Physics-Mathematics applied to students of the math/physical teacher training course, weaknesses were found at the level of mathematical knowledge and teaching, within the scope of the Therefore, a large number of incorrect answers were found in questions about structures, functions and modeling in the resolution of algebra exercises. These weaknesses were partially overcome after carrying out a formative action on this subject, however, the difficulties persisted at the level of mathematical modeling. In this context, the results of this study show that it is necessary for prospective math/physical teachers to have adequate training that allows them to develop didactic-mathematical skills in activities involving algebra (one of higher education topics in the Mathematics curriculums of the 1st Cycle in Angola), as well as the competence to integrate the knowledge of mathematical content and the specificity of what will be taught. Due to the weaknesses identified in this research, the guidelines to take into account in the development of a new Mathematical Teaching Methodology program for the training course of Mathematics/Physics teachers of the Magisterium Namibe school, taking into account the review and adequacy process in Angola 2018-2025 underway in the country.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectMatemática/Físicapt_PT
dc.subjectEnfoque ontossemióticopt_PT
dc.subjectIdoneidade didáticapt_PT
dc.subjectConhecimento didático-matemáticopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleImpacto do Plano Mestre de Formação de Professores em Angola na formação inicial de docentes de matemática para 1º ciclo no Namibept_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid101588232-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Didática e Formaçãopt_PT
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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