Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2831
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dc.contributor.advisorRolo, António Nuno Rosmaninhopor
dc.contributor.authorRodrigues, Joana Margarida Martinspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:42Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:42Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2831-
dc.descriptionMestrado em Línguas e Relações Empresariaispor
dc.description.abstractA presente dissertação pretende enquadrar a actividade das instituições museológicas no contexto da internacionalização dos mercados. O trabalho é composto, numa fase inicial, por uma análise teórica do conceito de internacionalização. Seguidamente, procura-se compreender a importância das noções de marketing internacional, cultura e comunicação intercultural para este complexo processo, provando a utilidade de competências multilinguísticas e de relações interculturais na sociedade globalizada do século XXI. Para concluir este estudo, pretende-se contextualizar a actividade dos museus nesta realidade, através de uma análise da sua evolução, adaptação e actuação nos mercados internacionais, demonstrando que razões, oportunidades e ameaças estão no seu horizonte. O caso português foi analisado com base em três instituições museológicas de carácter e vocação distintos: o Museu de Aveiro, a Fundação Berardo e a Fundação de Serralves. ABSTRACT: The present dissertation aims to frame the museum institutions’ activity in the scope of the global market. To this end, we will start with a thorough and theoretical analysis of the term internationalization. The next stage will be to understand the importance of international marketing, culture and intercultural relations as keywords for this complex process, through recognizing the value of language, communicative and cultural skills and awareness, in our global society. In order to bring to a close this exposition, we will analyse how museums adapt to this reality, how they evolved and where they stand, by demonstrating their needs and goals, the opportunities and threats. The Portuguese framework is based on the analysis of three distinct museums: Museu de Aveiro, Fundação Berardo and Fundação de Serralves.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000231232por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalização de empresaspor
dc.subjectMuseuspor
dc.subjectEstratégia de mercadopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMercado internacionalpor
dc.titleInternacionalização de instituições museológicas : o caso portuguêspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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