Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Máriopt_PT
dc.contributor.authorMonteiro, Hélder Vieirapt_PT
dc.date.accessioned2020-04-29T15:40:41Z-
dc.date.available2020-04-29T15:40:41Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28311-
dc.description.abstractEste trabalho pretende mostrar a importância do desenvolvimento das competências de leitura à primeira vista dos alunos dos cursos do ensino vocacional da música de percussão. Tem como objetivo apresentar a importância da inclusão de uma disciplina no plano curricular de um aluno do ensino vocacional da música onde as capacidades de leitura possam ser trabalhadas e desenvolvidas de forma sistematizada, fundamentada, baseando-se num programa próprio com conteúdos, objetivos, metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem organizados. Este projeto pretende também averiguar quais as formas e estratégias de desenvolvimento de competências de leitura à primeira vista mais atuais, percebendo as suas potencialidades. Os objetivos foram perceber quais os aspetos cruciais para o desenvolvimento da capacidade de leitura à primeira vista, quais destes aspetos podem ser trabalhados com os alunos e através de que estratégias. Como ferramentas de obtenção de dados foi avaliado o aproveitamento ao longo das sessões de prática de ensino supervisionada foi realizado um inquérito, um questionário aos alunos participantes no projeto, e elaborado um diário de bordo das sessões de trabalho efetuadas.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to show the importance of the development of reading skills at first sight of students of vocational education courses in percussion music. It aims to present the importance of the inclusion of a discipline in the curriculum of a vocational music student where reading skills can be worked and developed in a systematized, grounded manner, based on its own program with contents, objectives, methodologies. and organized teaching / learning strategies. This project also intends to investigate the most current forms and strategies for developing reading skills, realizing their potential. The objectives were to understand which aspects are crucial for the development of reading skills at a glance, which of these aspects can be worked with students and through which strategies. As data collection tools, it was evaluated the performance during the supervised teaching practice sessions, a survey, a questionnaire to the students participating in the project, and a logbook of the work sessions performed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectAudiaçãopt_PT
dc.subjectImagens mentaispt_PT
dc.titleLeitura em percussão: importância e estratégias de desenvolvimentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf4.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.