Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/2829
Título: O milagre segundo Salomé : (des)encontros entre Miguéis e Barroso
Autor: Couto, Diana Marlene Soares de
Orientador: Pereira, Maria Eugénia
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Na presente dissertação propusemo-nos fazer uma análise comparativa entre o romance de José Rodrigues Miguéis, O Milagre Segundo Salomé, e o filme homónimo de Mário Barroso. Neste sentido, estruturámos o presente trabalho em duas partes. Na primeira parte, debruçámo-nos sobre a análise da obra literária, tendo em atenção a estrutura, a acção, as personagens, o tempo e o espaço. Descobrimos, pois, que estávamos perante uma obra complexa e singular, cujo narrador multifacetado nos transportava por entre uma Lisboa republicana, relações humanas atribuladas e um Milagre surpreendente. Acabámos a nossa abordagem ao romance, focando os seus principais temas: o Milagre, que nos fez lembrar o de Fátima, o amor arrebatador, humilde e simples, e a Primeira República, enquanto memória de um passado. Na segunda parte, tomámos como objecto de análise o filme homónimo de Mário Barroso e procurámos, então, proceder a uma análise comparativa entre este e o romance que lhe serviu de adaptação. Delineámos os encontros e os desencontros que existem entre as duas formas de escrita, a literária e a cinematográfica, tendo em atenção a estrutura, a acção, as personagens, o tempo e o espaço em que ambas decorrem. Por fim, procurámos reflectir sobre a fidelidade do filme em relação ao romance. ABSTRACT: On this dissertation we agreed on making a comparative analysis between José Rodrigues Miguéis’ novel, O Milagre Segundo Salomé, and Mário Barroso’s homonym movie. In this way, we structured this work in two parts. On the first part, we gave attention to the analysis of the literary work, paying attention to the structure, the action, the characters, the time and space. We discovered, that we were standing in front of a complex and singular literary work, with a multitalented narrator who shows us a republican Lisbon, bumpy human relationships and a surprising Miracle. We finished our approach to the novel, focusing on its primary themes: the Miracle, which reminds us of Fátima, the overtaking love, humble and simple, and the First Republic, as a memory of a past. On the second part, we take as an analysis object the homonym Mário Barroso’s movie and then search for a comparative analysis between this movie and the novel that served as an adaptation. We traced the encounters and desencounters that exist between two writing styles, literary and cinematographic, while paying attention to the structure, action, characters, time and space in which both ocurr. Finally, we will try to reflect the fidelity of the film to the novel.
Descrição: Mestrado em Literatura
URI: http://hdl.handle.net/10773/2829
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
2010000198.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.