Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28291
Title: Paisagem linguística na cidade: orientações e propostas educativas interdisciplinares para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Clemente, Mariana Ribeiro
Keywords: Diversidade linguística e cultural
Paisagem linguística
Interdisciplinaridade
Cidade
Multimodalidade
Pensamento crítico e criativo
Issue Date: Mar-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: O Guia Educativo “Paisagem linguística na cidade: orientações e propostas educativas interdisciplinares para o 1º Ciclo do Ensino Básico” inclui a apresentação do conceito paisagem linguística e propostas concretas para a sua exploração educativa, em articulação com conteúdos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). As propostas educativas aqui incluídas, bem como as imagens fotográficas, resultam de uma investigação de doutoramento realizada na Universidade de Aveiro e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Clemente, 2017). Destaca-se, sobretudo, a utilização da paisagem linguística urbana como recurso educativo, reconhecendo o seu potencial para o desenvolvimento de múltiplas competências e de disposições e capacidades de pensamento crítico e criativo. Espera-se que seja um contributo para o desenvolvimento de novas práticas educativas, para redesenhar e ampliar o espaço da escola. Espera-se ainda que a exploração educativa da paisagem linguística se possa traduzir na ampliação do leque de valores, de discursos e de representações que as crianças têm sobre o mundo para que o possam escrever, desenhar e ler de uma forma criativa e tolerante.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28291
ISBN: 978-972-789-634-9
Publisher Version: https://cms.ua.pt/editora/
Appears in Collections:CIDTFF - Livro
DeCA - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia professores paisagem MRC2020.pdf37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.