Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28279
Title: O Impression Management e a auditoria: estudo comparativo entre Portugal e o Brasil
Author: Costa, Ricardo Ferreira da
Advisor: Inácio, Helena Coelho
Santos, Carlos Alberto Lourenço dos
Keywords: Impression management
Análise de conteúdo
Divulgação narrativa voluntária
Desempenho financeiro
Qualidade da auditoria
Empresas cotadas
Teoria da agência
Defense Date: 23-Apr-2019
Abstract: Os constantes escândalos financeiros e as recentes crises económicas mundiais, têm vindo a por em causa a qualidade do relato financeiro no mercado de capitais e a qualidade da auditoria. A literatura do Impression Management (IM) reconhece o uso de estratégias subtis de manipulação da divulgação narrativa voluntária no relato financeiro anual. O principal objetivo desta investigação empírica comparativa é analisar o impacto da auditoria na prática de IM nas mensagens da administração (MA) divulgadas nos relatórios anuais através da Internet pelas empresas com valores cotados em bolsa no Brasil e em Portugal. Para atingir este objetivo, é avaliada a taxa de adoção e a extensão da divulgação da MA, analisada a natureza e a extensão da prática de IM da MA, identificados os fatores determinantes e o impacto da qualidade da auditoria. A investigação tem por base uma amostra de 179 MA divulgadas através da Intenet pelas empresas com valores cotados em Bolsa no Brasil e 31 MA das empresas com valores cotados em bolsa em Portugal, com cotação ativa em 31 de dezembro de 2014, e assenta nos pressupostos da Teoria da Agência e perspetivas teóricas da psicologia social. Para a elaboração do estudo, desenvolveu-se um índice Geral de IM a partir da análise de conteúdo da MA e recorreu-se a modelos paramétricos de regressão multivariada Tobit. Os resultados indicam um elevado número de empresas que não adotam a prática de divulgação da informação financeira anual, bem como da MA através da Internet. Os resultados obtidos confirmam a prática de IM na manipulação da MA com divulgação de um perfil de IM extremamente otimista em ambos os países. Como esperado, os resultados empíricos evidenciam uma relação negativa e significativa do desempenho financeiro com a prática de IM no Brasil e em Portugal, embora o efeito de tal desempenho na prática de IM da MA seja superior em Portugal. Os resultados também permitem identificar a dimensão da empresa, o rácio Market-to-Book Ration e e o índice bolsista referencial como fatores determinantes dessa prática de IM no mercado de capitais de ambos os países. Os resultados empíricos indicam que o honorário de auditoria é o único atributo que tem impacto na mitigação da prática de IM no Brasil e ao contrário do que era esperado, evidencia-se um efeito positivo entre este atributo e a prática de IM em Portugal. Além do mais, os resultados obtidos não encontraram evidência do efeito entre a dimensão da auditoria, os honorários adicionais, a duração do mandato e o tipo de opinião do relatório de auditoria como mitigadores da prática de IM da MA.
The Global Financial Crisis and recent corporate scandals have been questioning the quality of financial reporting in the capital markets and therefore the audit quality. The literature on Impression Management (IM) recognizes the use of subtle strategies for manipulating discretionary narrative disclosure in corporate annual reporting. The main purpose of this comparative empirical research is to analyze the impact of the audit quality on IM practice strategies of Chaiman’s statement (CS) disclosed in corporate annual reporting through the Internet by listed companies in Brazil and Portugal. In order to achieve this purpose, this research evaluates the adoption rate and extent of CS disclosed, analyzes IM practice strategies on CS, analize potential determinants and investigates potential impact of audit quality on this IM practice in Brazil and Portugal. The research is based on a sample of 179 CS disclosed through the Internet by listed companies in Brazil and 31 CS from Euronext Lisbon in Portugal, listing on December 31, 2014. This research is based on the assumptions from Agency Theory and theoretical perspectives of social psychology. To achieve the goals, this research developed a General IM index and based on content analysis IM strategies on CS used parametric models of multivariate regression Tobit .. The results indicate an extremely high number of listed companies in Brazil that do not disclosure financial reporting by Internet including narrative disclosures in corporate annual reporting as well as the CS. The results confirm the IM strategies practice to manipulation of the CS in order to disclosure an extremely optimistic profile om in CS content in both countries. As expected, the empirical results evidenced a negative and significant relationship from financial performance with CS IM practice in both Brazil and Portuga, although the effect of such performance on this CS IM practice is higher in Portugal. The company size, the Market-to-book ratio and the Index from Stock Excahange are determinants of this CS IM practice in the capital markets of both countries. The empirical results indicate that the audit fee is the only attribute that has an impact on the mitigation CS im practice in Brazil. In opposite what was expected, there is a positive effect between this audit quality attribute and the CS IM practice in Portugal. Moreover, the results obtained did not find evidence of the effect of the size of the audit, the additional fees, the duration of the mandate and the type of opinion of the audit report in CS IM practice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28279
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