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http://hdl.handle.net/10773/28270
Title: | Aprendizagem das ciências naturais com recurso à aplicação móvel EduPARK num jogo interativo outdoor |
Author: | Gomes, Maria Luísa Mendes de Vasconcellos Ribeiro |
Advisor: | Pombo, Lúcia Marques, Margarida Morais |
Keywords: | Projeto EduPARK Aprendizagem Plano curricular Ciências Naturais Contexto outdoor Mobile learning Realidade aumentada Guião Educativo |
Defense Date: | 16-Dec-2019 |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado desenvolveu-se no âmbito do projeto
EduPARK, com vista à obtenção do grau de Mestre em Biologia Aplicada.
O projeto EduPARK visa desenvolver aprendizagens formais, não- formais e
informais com atividades outdoor, recorrendo a dispositivos móveis para
promover a aprendizagem.
Com este estudo pretende-se promover uma aprendizagem contextualizada
em Ciências Naturais, de forma a facilitar o interesse e ajudar os alunos a
interligar aprendizagens escolares com o seu contexto e em situações de vida
real. Para atingir este objetivo, propõe-se responder à seguinte questão de
investigação: Qual a influência do uso da aplicação móvel EduPARK na
aprendizagem de Ciências Naturais em alunos do 8º ano do Ensino Básico em
contexto outdoor? De modo a dar resposta à questão mencionada,
desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação
EduPARK, baseado no plano curricular de Ciências Naturais do 8º ano de
escolaridade. O Guião intitula-se “3º CEB, 8º Ano-CN“ e alia um jogo educativo
a recursos de realidade aumentada, combinando o mundo real e virtual Os
objetivos do presente estudo são: i) analisar o conhecimento de conteúdos
programáticos de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade adquirido
através do uso da aplicação EduPARK e ii) compreender a satisfação dos
alunos em relação à metodologia de ensino adotada (jogo educativo suportado
por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem
outdoor).
Considerando a natureza da questão de investigação e respetivos objetivos,
realizou-se uma investigação mista, baseada num estudo de caso, com
recolha de dados baseada em observação e inquirição por questionários
aplicados a alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade.
Os resultados obtidos mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK e o
facto de possibilitar a realização de atividades em contexto formal de
aprendizagem em ambientes outdoor, aliada a novas tecnologias, promovem o
interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos
revelaram uma perceção positiva em relação ao valor da utilização da
aplicação para a aquisição de conhecimento curricular. Os dados recolhidos
sugerem que há uma consolidação de conhecimento durante a atividade
realizada, principalmente em questões em que estão presentes realidade
aumentada ou conteúdos multimédia associados à introdução ou ao feedback
das questões. Os resultados apontam que estes conteúdos auxiliam os
estudantes a desenvolver uma melhor compreensão de conteúdos
relacionados com as Ciências Naturais, alcançando melhores resultados em
termos de ganhos de conhecimento. This Master's dissertation was developed within the scope of the EduPARK project, aiming to obtain the Master's degree in Applied Biology. The EduPARK project aims to develop formal, non-formal and informal learning with outdoor activities, using mobile devices to promote learning. This study aims to promote a contextualized learning in Natural Sciences, in order to engage and help students connecting school learning with its context and also in real life situations. To achieve this goal, it is proposed to answer the following research question: What is the impact of the use of the EduPARK mobile application on learning of Natural Sciences in 8th grade students in outdoor context? In order to answer this question, an Educational Guide included in the EduPARK application was developed and implemented, based on the Natural Sciences curriculum for the 8th grade. This guide, titled “3º CEB, 8º Ano- CN”, combines an educational game with Augmented Reality features connecting the real and virtual world. The objectives of this study are: i) analyze the knowledge of 8th grade Natural Sciences syllabus acquired through the use of the EduPARK application and ii) understand the students' satisfaction regarding the teaching methodology implemented (educational game supported by mobile and augmented reality technologies in a context of outdoor learning). Considering the nature of the research question and its objectives, a mixed research based on a case study was conducted, with data collection based on observation and questionnaires applied to students in an 8th grade class. The results show that the use of the EduPARK mobile application and the fact that it allows to undertake activities in formal context of learning in outdoor environments, combined with new technologies, promotes students' attention and interest in learning Natural Sciences. Students revealed a positive perception regarding the value of using the application to acquire curricular knowledge. The data collected suggests that there is a consolidation of knowledge during the activity, especially in questions where Augmented Reality or multimedia content are associated with the introduction or feedback of the questions. The results indicate that these contents help students to develop a better understanding of Natural Sciences related content and achieving better results in terms of knowledge gains. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28270 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DBio - Dissertações de mestrado |
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