Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/2822
Title: | Aprendizagem de língua estrangeira : análise de linguística de corpus |
Author: | Weber, Célia Zeri de Oliveira |
Advisor: | Howcroft, Susan Jean |
Keywords: | Língua inglesa Aprendizagem de uma segunda língua Gramática funcional Lexicologia Semântica |
Defense Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta pesquisa tem o propósito de analisar o corpus linguístico utilizado como paradigma do ensino/aprendizagem de língua inglesa para os alunos do Ensino Médio de escolas regulares brasileiras e compará-los com o corpus linguístico do inglês americano “ANC – American Natural Corpus”. A base teórica que dá sustentação para as análises é a Gramática Funcional. As análises contrastantes entre os corpora dos aprendentes e o American National Corpus são realizadas pelas observações das linhas de concordâncias e das colocações através do Simple Concordance Program 4.0.9. Os resultados demonstram que há discrepância entre o inglês ensinado/aprendido nas escolas de educação básica e o inglês falado/escrito nos contextos naturais de comunicação. ABSTRACT: This dissertation aims to analyse a linguistic corpus of American English and compare it with coursebooks of high school students in Brazil. It is based on the theory of functional grammar and uses concordance lines to contrast the Englishes used naturally and in the coursebooks. The items from the coursebooks are contrasted with the American National Corpus. The results show that there is a discrepancy between the English taught in schools and natural English. |
Description: | Mestrado em Estudos Ingleses |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/2822 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009001213.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.