Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeloso, Ana Isabelpor
dc.contributor.advisorGonçalves, Berenice Santospor
dc.contributor.authorBleicher, Sabrinapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:33Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:33Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2820-
dc.descriptionMestrado em Estudos Editoriaispor
dc.description.abstractEste estudo tem como o objectivo destacar como os novos mediainfluenciam o design editorial dos media tradicionais, com foco no meio impresso. No enquadramento teórico procura-se conceptualizar os diferentes media, particularmente os digitais e os impressos. Destaca-se, a partir da evolução histórica, as especificidades de cada meio e a interferência dos mesmos naleitura. Posteriormente, fez-se uma análise e compilação de conceitos que ao apresentarem-se eficazes para organização da informação nos novos media, foram potenciados por eles e, por esta razão, passam a influenciarprogressivamente os projectos gráficos do meio impresso. No âmbito dosprojectos gráficos do meio impresso destacam-se conceitos relacionados ao design editorial, à linguagem visual e aos elementos gráficos normalmenteutilizados. Através do estudo da evolução dos novos media, dos mediaimpressos e da interferência que um exerce no outro percebe-se que há uma tendência à uma convergência visual, onde os parâmetros que antes definiam apenas um tipo específico de media, passam a determinar a linguagem gráfica e a estética de outros suportes. Como forma de aprofundar a abordagemteórica adopta-se um estudo de caso interpretativo, no qual um jornal diário impresso – a Folha de S. Paulo –é analisado e nele diagnosticado de que forma as potencialidades dos novos media podem ser apresentadasgraficamente no suporte impresso. ABSTRACT: This research aims to assemble how the new media influence the editorial design of the traditional media, particularly the print media. The theoretical search defines the differences between media, specially digital and print media. The study of the particularities of each medium and their interference in reading are made through their historical evolution. Subsequently, there are a revision and a list of some concepts that do not have arisen from digital media, but were enhanced by them and, therefore, will increasingly influence the printed graphics projects. As an approach about printed graphics projects, this research stands out design concepts related to publishing, visual language and graphic elements normally used in this field. Through the study of the evolution of the new media and their forms of interference, it is possible to see that there is a trend to a visual convergence, where the parameters that before were specific for a type of media, now are extended to other types of media. As a way to support the theoretical search, this research adopts an interpretive case study, in which a daily printed newspaper - Folha de S. Paulo - is examined to show how these new media potentiality are graphic transmitted to the print media.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228769por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEdiçãopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.titleA influência dos novos media no design editorial : estudo do projecto gráfico da Folha de S. Paulopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009001211.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.