Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHerget, Katrinpt_PT
dc.contributor.authorTeixeira, Diana Isabel Terrão Renoupt_PT
dc.date.accessioned2020-03-27T16:05:39Z-
dc.date.issued2020-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28096-
dc.description.abstractO presente documento apresenta a empresa Revigrés e relata as atividades desenvolvidas durante o período em que decorreu o estágio curricular inserido no âmbito do mestrado em Línguas e Relações Empresariais. O relatório desenvolve uma análise crítica relativa ao processo de internacionalização da empresa, com especial enfoque nos mercados holandês, espanhol e alemão. Esta análise crítica engloba duas vertentes. A primeira vertente foca-se nas estratégias de internacionalização da empresa e a segunda vertente analisa o impacto das características culturais no meio empresarial e nos negócios internacionais. A estratégia de diferenciação é a estratégia base da Revigrés tanto no mercado nacional como nos mercados externos. No entanto, no contexto internacional é necessário atentar às particularidades e exigências de cada mercado. Tendencialmente, em Espanha confere-se uma importância reduzida ao registo escrito. Os clientes espanhóis procuram regularmente informação em primeira mão, exigindo respostas e soluções imediatas, o que torna este mercado particularmente exigente ao nível de recursos humanos de apoio ao cliente. Os Países Baixos tendem a criar relações comerciais assentes na organização e no pragmatismo e conferem grande importância ao registo escrito. Estas características do domínio cultural demonstraram ao longo do estágio ser importantes para agilizar o processo de exportação no backoffice e diminuírem a dependência nos recursos humanos de apoio ao cliente. Apesar de o mercado da cerâmica alemão ser competitivo, existe espaço de crescimento para as empresas que consigam promover a elevada qualidade dos seus produtos. A cultura alemã caracteriza-se pela sua orientação a longo prazo. A informação factual e analítica e o cumprimento de acordos e prazos de entrega são considerados fundamentais.pt_PT
dc.description.abstractThis document presents the company Revigrés and describes the activities carried out during the curricular internship within the scope of the master's degree in Languages and Business Relations. The report develops a critical analysis of the company's internationalization process, focusing on the Dutch, Spanish and German markets. This critical analysis comprises two dimensions. The first dimension analyzes the company's internationalization strategies and the second dimension examines the impact of cultural characteristics on the business environment and international business. The differentiation strategy is Revigrés' business strategy in both the domestic and foreign markets. However, in the international context, it is necessary to consider the particularities and demands of each market. In Spain, the written communication is less important when compared to other international markets. Spanish clients regularly seek first-hand information, demanding immediate responses and solutions, making this market particularly demanding in terms of customer support. The Netherlands tends to create business relations based on organization and pragmatism and they value written communication. These cultural characteristics showed throughout the internship to be important to help speeding up the backoffice export process and to reduce the dependence on customer support. Even though the German ceramics market is competitive, there is room for growth for companies that can promote the quality of their products. German culture is characterized by its long-term orientation. Factual and analytical information and compliance with agreements and delivery times are considered fundamental.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRevigréspt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.subjectPaíses Baixospt_PT
dc.subjectAlemanhapt_PT
dc.titleInternacionalização e mercados externos: caso prático da Revigréspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2022-01-10-
dc.description.masterMestrado em Línguas e Relações Empresariaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.